Resenha: O morro dos ventos uivantes

by - quarta-feira, julho 28, 2010


Olá gente, what's up? Bem, como o título do post já diz, hoje teremos a resenha de O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë, publicado pela editora Lua de Papel, um selo da Leya.
  • Título: O morro dos ventos uivantes
  • Autor: Emily Brontë
  • Editora: Lua de papel, um selo da Leya. 
  • Preço: R$29,90
  • Páginas: 292
  • Onde comprar: AQUI


Sinopse: O único romance escrito por Emily Brontë, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa que conta a história de uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes. Amigos de infância, eles são separados pelo destino, mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta - um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança.

Eu já havia lido o livro em dezembro de 2009, quando o primeiro filme da saga Crepúsculo estreiou no cinema. A edição que eu havia adquirido era bem abatida, as páginas ásperas e o papel, bege, de tão velho. A letra era miúda, mas, depois de muito esforço, consegui ler. E gostei. Hoje, dois anos depois, voltei a ler, dessa vez na edição da editora Lua de Papel, com folhas decentes e uma capa muito bonita. O legal é que em cada capítulo há uma flor na folha, a arte gráfica ficou muito bonita. Interpretei o livro com novos olhares, pois, naquela época, eu não lia tanto como leio hoje, então minha capacidade de discernimento está bem melhor.
 
A narração é feita pelo sr. Lockwood, um inquilino de Heathcliff.  Após conhecê-lo, o sr. Lockwood fica interessado na história que se passou no Morro dos ventos uivantes, e uma empregada, a senhora Ellen Dean, conta toda a história a ele. Vou ser sincera: há horas em que o livro fica bem confuso, mas depois há a compreensão dos fatos. Os personagens principais, Heathcliff e Catherine, são egoístas e apaixonados um pelo outro. Chega até a ser um amor obsessivo, pela sua intensidade e pelo seu drama, mas é uma história magnífica e muito bem escrita, com personagens fortes e ambiciosos. Até hoje, não entendo como Heathcliff pode ser tão diabólico - como várias vezes a senhorita Dean fala -, e não entendo como Catherine foi se apaixonar por ele, mas tudo bem.

Fiquei com raiva dos personagens muitas vezes no livro, por serem tão teimosos e egoístas, entretanto, adorei a história. É de uma genealidade imensa. A Catherine me lembrou um pouco da Capitu, personagem de Dom Casmurro, de Machado de Assis, por ser, muitas vezes, dissimulada.  O livro é um pouco cansativo, pois, como a história é contada pela senhora Dean ao sr. Lockwood e ela é muito detalhista, o que faz com que a gente faça vários intervalos para ler o livro.

Recomendo a todos, é uma história forte e marcante. Não é à toa que ele é considerado um dos imortais da literatura, e, nessa semana, está no 20º lugar dos livros mais vendidos da revista Veja.


E não percam, ainda hoje saí o resultado da promoção Fazendo meu filme. Beijos!

You May Also Like

3 comentários

  1. caramba, qta coisa boa tem aqui!!!!
    tava meio sumida e qdo venho uma penca de livros pra serem colocados na minha lista... eu realmente vou falir
    adorei as resenhas, muito bem feitas, adorei =D

    ResponderExcluir
  2. concordo com a milla, vamos falir de tanto dinheiro gasto em livros, mas só dos melhores, claro! Adoro resenhas *-*
    haha

    ResponderExcluir
  3. olá! você poderia me dizer quem é o/a tradutor/a desta edição, por favor?

    obrigada!

    ResponderExcluir