O diário de uma adolescente mascarada

by - sexta-feira, abril 29, 2011

Uau, escrever esse post é uma das coisas mais difíceis que nós estamos tendo que fazer. Como escritoras – e obviamente –, como seres humanos, nós sabemos como é difícil ter que deixar algo para trás. E como muitos leitores do blog estão perguntando isso para nós, a Mô e eu decidimos escrever esse post de uma vez por todas, para vocês entenderem. Esperamos que ninguém fique chateado e que todos compreendam, então lá vai: o nosso primeiro livro, O diário de uma adolescente mascarada, não será publicado. *Todos correm com tochas e espetos atrás das gêmeas*. Calma, calma. Vamos explicar o motivo.



O primeiro livro é aquela coisa: sem muita experiência, cheio de erros, com muitas referências e similaridades com outros livros, seriados, etc. Acho que todos os escritores precisam passar por essa experiência. A rejeição das editoras, a espera, o desespero e a vontade de jogar tudo pro alto. Esperamos mais de um ano pela resposta de alguma editora e, quando recebemos, não foi do jeito que nós gostaríamos.

Uma editora X queria publicar O diário de uma adolescente mascarada por um preço um pouco caro. Em torno de dez mil reais por trezentos exemplares do livro. Pela quantidade de dinheiro, o número de exemplares é considerado pouco. Ok, eu e a Mô ficamos tristes, é claro, mas então decidimos ler o livro novamente para ver no que dava. E o resultado foi assustador. Era cada erro, cada atrocidade... A gente, de repente, já não entendia a personagem, não conseguia compreender o porquê de ela ter tomado tais atitudes no livro. E, se nem mesmo as autoras entendem a personagem, como os leitores vão entender?

Foi duro, então deixamos o livro guardadinho com a promessa de que revisaríamos novamente e que o mudaríamos completamente. Mas na hora da ação... Simplesmente não conseguíamos ir para frente. Sabe quando você faz algo e se sente mal, como se estivesse ignorando a voz que diz para você parar, que você está fazendo a coisa errada? Bem, era assim que nós estávamos nos sentindo enquanto tentávamos trabalhar novamente no livro. E escrever um livro não deve ser assim. Escrever um livro deve ser divertido, empolgante, difícil – é claro -, e, acima de tudo, escrever um livro deve soar como certo em sua cabeça.

Paramos de tentar mudar O diário de uma adolescente mascarada e começamos a escrever Sete Vidas. Mas foi só no começo desse ano que nós nos demos conta de que não queríamos que O diário de uma adolescente mascarada fosse publicado. Temos muito orgulho dele, ele nos ensinou muita coisa, coisas que nenhum outro livro poderia nos ter ensinado. Ele é pessoal demais, e precisávamos disso para começar, de fato, a escrever. 

    Mas, ei! Ainda tem o lançamento de Sete Vidas, negads! E muitos outros estão a caminho, isso nós garantimos a vocês. Sete Vidas é apenas o começo de uma longa jornada. Espero que vocês entendam a nossa decisão.

“A vida me ensinou a nunca desistir. Nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir.”

You May Also Like

10 comentários

  1. Muito legal isso meninas!
    É importante os escritores terem essa noção do que é o seu trabalho, sem nunca desmerecer ele.
    Também tenho vários projetos que chamo de pessoais, pois mesmo que eu os considere muito bons, não os publicaria, pois não é algo para o público.
    Quem sabe um dia vocês não fazem uma história parecida, mas ao mesmo tempo totalmente diferente?
    Uma coisa é fato, a capa que vocês criaram é linda! Mas provavelmente ela seria trocada, o que é uma pena...
    Então, embalem bem esse livrinho que é o bebêzinho de vocês!

    E vamos esperar o lançamento de Sete Vidas, que está lindo demais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Legal vocês pensarem desse modo.
    Tem tantos livros de escritores novatos que são "copias" de grandes livros pelo fato de eles se inspirarem em tal autor e, também, possuem tantos erros que os blogs, sites, leitores.. acabam falando muito mal!

    Tô esperando o lançamento de Sete vidas :D hah

    Bruno Medeiros,
    Garoto dos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Garotas, tô curiosíssima pra ler Sete Vidas! Também queria O Diário de uma Adolescente Mascarada, mas se vocês acham que é melhor deixar assim, tudo bem

    Eu também tenho muitas idéias, mas na hora de passar pro papel a coisa não sai.

    ResponderExcluir
  4. Oie
    deixei um selinho pra vc no meu blog
    passe la
    http://fanfic-eternamente-sua.blogspot.com/2011/05/oi-amores-recebemos-mais-um-selinho-da.html

    aproveitando, esta a fim de fazer parceria?
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Own, meninas.. que pena.
    Mas eu entendo a decisão de vocês, eu mesma devo ter milhares de textos e alguns livros aqui que nunca pretendo publicar também.
    Fase inicial e talz, é normal, né?
    Beijos, garotas!
    Muito sucesso pra vocês!

    Abbs;
    http://entrelinhas.org

    ResponderExcluir
  6. Eu estava confiante de que ainda ia ler O diário de uma adolescente mascarada ): hahah mas tudo bem, eu espero pelo Sete Vidas! Não vejo a hora de lê-lo rs

    Parabéns meninas, o blog de vocês é lindo, vocês são lindas e sou fã de vocês hahah
    Beijos!

    http://aproveiteodiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa meninas,
    Sinceramente não sei oque pensar. Por um lado eu tenho orgulho de vocês por terem tomado essa decisão mas um outro lado chora porque eu queria saber mais sobre essa história. Mas enfim.
    Eu queria que vcs soubessem que estou louca para ler sete vidas, e estou com o pressentimento de que vou adorar bastante.
    Beijo e sucesso para as duas!

    ResponderExcluir
  8. Isso demonstra o quanto vocês se preocupam com a satisfação dos leitores; a autocrítica é uma das coisas mais difíceis do mundo e vocês a enfrentaram de cabeça erguida. Decisão que também mostra o quanto vocês são maduras, mesmo tão novinhas. Parabéns, tenho certeza de que muitas outras obras melhores virão e jamais esquecerãoo quanto aprenderam com essa.

    ResponderExcluir
  9. Meninas, compreendo exatamente o que vcs sentem! Só foi uma pena eu ter visto a resenha do livro no Skoob, pois fiquei com água na boca, kkkkk
    Mas respeito a decisão de vcs, vlaro! Amei Sete Vidas e só tenho que aguardar o próximo livro e segurar o tchan da ansiedade, hehe


    http://bookismydrug.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. eu queria leeeer mais entendo a decisão de vcs okay =(

    ResponderExcluir