Resenha: O circo da noite

by - terça-feira, março 06, 2012

O circo da noite - Erin Morgenstern



Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Recebi o livro em ARC (ou boneca, como dizem aqui no Brasil) graças ao sorteio da Intrínseca entre os parceiros. Veio um kit super fofo com chocolate, uma luva branca e uma caixinha. Nem li a sinopse, e preferi continuar sem ler até terminar o livro. Devo dizer que a sinopse não faz jus ao livro. Vou explicar o porque.

Quem lê a sinopse, pensa: "Meu Deus, isso é um tipo de Jogos Vorazes com circo e magia? Fechou! Agora o negócio vai ficar bom". E foi isso que eu pensei também, ao ler as primeiras páginas do livro. Mas, ao ler e ler, descobri que não era bem assim.

Nas primeiras páginas do livro, a autora vai nos contando a história da seleção dos dois "jogadores". Como eles cresceram nesse mundo da magia e como serão apresentados uns aos outros para esse duelo - que de duelo não tem nada, para ser bem honesta.

A escrita da autora é maravilhosa. Encanta mesmo; é rica nos detalhes e faz com que você entre nesse mundo do circo. Eu estava adorando o livro, adorando mesmo! Mas, conforme a leitura ia evoluindo, e eu percebia que nada demais estava acontecendo, eu meio que me desmotivei e comecei a perguntar: pra quê tanta demora pra acontecer algo?

É só lá pelo final do livro que a gente vai entender do que o jogo realmente se trata. A "paixão" - entre aspas porque foi algo sem pé nem cabeça (um momento eles estavam tomando vinho após o jantar e no outro eles já se amavam loucamente) - só acontece lá pela metade do livro. Achei bem superficial. Em nenhum momento a autora trabalha o pensamento dos personagens em relação um ao outro. Do nada, do nada mesmo, eles já estavam apaixonados. Se pelo menos ela tivesse escrito que a Célia não conseguia de pensar em Marco, ou que Marco não conseguia parar de pensar nela... Mas nem isso aconteceu.

Fiquei frustrada, vou confessar. A escrita da Erin é impecável - como já disse -, e o livro tinha tudo para dar certo. Mas de duelo esse jogo não tem nada. E nem de romance. Bem, pelo menos não um romance satisfatório. O que salva no livro são os personagens secundários, como os gêmeos, Bailey e o construtor de relógios. 

Recomendo para ler por causa dos aspectos do circo, que são muito interessantes! Mas se vocês estão esperando um romance que os façam sentir vivos e um duelo a la Katniss, então vão se decepcionar.

E vocês, o que acharam do livro?

You May Also Like

5 comentários

  1. Gostei da resenha, mas me parece que o livro não é tão bom assim. Vou colocá-lo na minha lista de leitura pelos aspectos secundários como você descreve na resenha. Mas, se fosse para escolher não o leria assim de cara. O blog cada vez está melhor, parabéns pelo trabalho.

    http://www.escrivaninhaliteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, confesso que não tenho nenhuma vontade de ler o livro, apesar de todos os elogios que tenho ouvido por aí. O livro parece ser bem bonitinho, só que a história não me conquistou e amores surgindo do nada não são exatamente o que eu mais gosto, pra não dizer que é o que eu mais odeio né. :x
    Gostei da sinceridade! :D

    Beijos,
    Samyra Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Poucos pessoas ganham o livro e conseguem ser sinceras, acham que tem a obrigação de falar bem só por que a editora deu presentes, vocês conseguiram dar mais credibilidade ainda ao blog! Parabéns, gêmeas

    ResponderExcluir
  4. Eu estava procurando uma resenha que me dissesse exatamente se o livro era bom ou ruim antes de comprar assim, tão cedo. Como os blogs que frequento não haviam feito, joguei no google e aqui estou. Li, amei a resenha e me decepcionei em saber que não é grande coisa assim. Pois pela capa, sinopse e os comentários, parecia ser uma experiência esplendida de ler só pelo fato em que a sinopse cita o romance, o 'desafio' e o circo. Como eu amo esse aspecto de circo, me interessou demais a ler. Mas a sinceridade foi perfeita e me desmotivou a ler tão de cara assim. Já estava querendo comprar, mas acho que vou deixar pra mais tarde. Vocês conseguiram tirar as minhas dúvidas quanto ao livro e com toda a sinceridade e estilo. Pois como a NINA disse, vocês ganharam e foram sincera ao falar sobre. Estão de parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Meninas, não sei o que pensar da resenha de vocês >< hahahah ela me deixou um pouco confusa, embora eu ainda queira muito ler o livro! Acho que vou deixar para voltar aqui e dizer o que achei depois que conseguir ler o livro =D

    Beijos, Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir