Resenha: Delirium

by - quinta-feira, junho 21, 2012

Delirium - Lauren Oliver


 Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?



Como uma superfã da Lauren Oliver, não poderia deixar de ler seu lançamento, Delírio. Já li Antes que eu vá e amei, e, além de ter entrevistado a autora aqui no blog, o tema havia me chamado muita atenção. Que ideia mais genial em transformar o amor em doença - até mesmo porque ele nos mata, de vez em quando.

Lena é uma doce garota à espera da sua amada tão esperada cirurgia. No dia do seu teste, algo surpreendente acontece, e Lena começa a questionar tudo a sua volta. Quem é o belo garoto que viu? E o pior: o que ele quer com ela?

Para ajudar, sua melhor amiga é uma rebelde pronta para fugir da cidade. Então Lena não vê outra opção a não ser se juntar à causa. E é aí que acaba ficando doente. Ou melhor: apaixonada. Depois disso, começa a sair escondida, mentir aos tios e a quebrar regras - tudo isso por causa do amor.

Gostei muito do livro. Foi um dos melhores distópicos que já li, pois o tema, além de ser inovador, transforma o amor no que ele realmente é - um delírio. Algo que sentimos e idealizamos em uma pessoa. Os personagens são cativantes e conduzem a história, de modo que prendem o leitor.

No começo, confesso que a leitura não fluía tão rapidamente. Mas após certo ponto, ela simplesmente deslancha. O livro faz parte de uma trilogia. Pelo jeito, essa promete ser uma das melhores trilogias (a não ser que termine como Feios, né?).

Alguém aí já leu o livro? Gostaram?

You May Also Like

4 comentários

  1. Eu li e gostei, e sendo o primeiro livro de uma trilogia, deve vir muito mais, hein?
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, meninas! Realmente, a escrita da Lauren é ótima! Quero logo a continuação! Beijoo!

    Amanda

    ResponderExcluir
  3. Gemeas, que livro legal! Quero muito ler, vou colocar na minha lista. A ideia do livro parece ser incrível!
    Beijão,
    Laura

    ResponderExcluir
  4. Já li esse livro e adorei. ainda não li o before i fall dessa autora, mas quero muito ler.
    amo o blog, garotas!
    bjs bjs

    ResponderExcluir