Resenha: Garotas de vidro

by - terça-feira, agosto 14, 2012






Sinopse: Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.





Laurie Halse Anderson já havia me surpreendido em Speak (O silêncio de Melinda), e em um vídeo em que ela lê vários poemas de garotas que tiveram a vida salva após ler o livro. Então, procurando mais informações sobre a autora, descobri que ela tinha outro livro, Wintergirls. Fiquei doida pra ler, mas acabei adiando a compra. Por fim, descobri que o livro seria lançado pela Novo Conceito, e aqui estamos nós.

Lia é uma garota com sérios problemas. Além de ter anorexia, ela é assombrada pela morte da melhor amiga, Cassie. As duas tinham uma amizade conturbada, cheia de altos e baixos. Nessa linha tão tênue entre amizade e doença, Cassie acaba morrendo, e Lia se vê sozinha. Com os pais separados, a mãe a pressionando, e a madrasta a arrastando para a psiquiátra, ela pensa que a vida dela é uma merda total. Então se mutila, tenta se matar várias vezes, fica sem comer por dias...

A escrita da Lauren é I-N-C-R-Í-V-E-L. Ela torna o ritmo do livro muito perturbador, como se a gente sentisse o desespero da Lia na própria pele. É muito tenso em ler os pensamentos dela, pois se priva de sentir vontade de comer. A autora faz um jogo com as palavras que deixa qualquer leitor de queixo caído - bem, pelo menos eu fiquei assim enquanto lia.

Eu me peguei várias vezes sentindo falta de ar, mas as frases eram boas demais para eu parar de ler, então continuei. A leitura é rápida e pesada - me lembrou muito de A menina morta viva -, o tipo de livro que eu mais amo ler.

Uma mistura de mistério e drama - e talvez um pouco de terror. Por abordar um tema tão sério, o livro se torna fascinante. Foi um dos melhores que já li em toda vida. Recomendo. Deixo o vídeo da autora para quem quiser ver, onde ela lê os poemas que citei acima. Beijos!


You May Also Like

6 comentários

  1. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Garotas de Vidro! Beijos!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Ia morrer sem saber que "O Silêncio de Melinda" é livro. Devia ter suspeitado, pois o roteiro é maravilhoso e também fiquei de queixo caído assistindo.

    Já tenho "Garotas de Vidro" e agora, sabendo que a autora é de qualidade mesmo, só fico mais ansiosa pra ler.

    Beijos,
    Nats.
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  3. Passei a resenha inteira prendendo a respiração ahusahsuhu
    Deve ser mega forte essa leitura mesmo, mas to bem curiosa….
    Não é o tipo de livro que normalmente me interessaria, mas chamou minha atenção e quero ver como a autora retratou esse tema tão complicado.
    bjim

    ResponderExcluir
  4. Já faz bastante tempo que quero ler esse livro, mais não tive oportunidade, mas em breve lerei, alias são tantos livros nesse mundo, que eu fico meio perdida, sem saber qual leio primeiro.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha meninas, tô louca pra ler esse livro, parece ser o tipo de livro que eu leio em 2 dias, ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  6. Louca pra ler, justamente por tratar de uma tema forte e meio que oculto na sociedade, já que pouco se ver alguma divulgaçao a respeito desse distúrbio.

    ResponderExcluir