NaNoWriMo 2012 - Sua última chance de escrever um livro

by - terça-feira, outubro 02, 2012

NaNoWriMo

Bom dia, leitores, tudo bem? O post de hoje é sobre algo importantissímo: O NaNoWriMo 2012! É isso mesmo! Mas, espera. O que é NaNoWriMo? Eu digo. NaNoWriMo é a abreviação de National Novel Writing Month, em tradução livre, Mês Nacional da Escrita de Livros. Tem todos os anos, e é sempre em novembro. O objetivo é que você consiga escrever 50 mil palavras em um mês.Vários autores famosos participam, como Meg Cabot, Scott Westerfeld, entre outros. Hoje abri minha inbox e li o seguinte e-mail:
 
 
Queridos Wrimos,
E então, 2012. Talvez o ano em que tudo acabará. Pode ser que, daqui a pouco mais de 2 meses, os maias estejam certos, e a gente não esteja mais aqui. Tudo que fizermos, nossos entes queridos, nossos projetos, nossos sonhos, estarão perdidos. Tudo que restará de nós serão fragmentos, pedaços de informação que, milhares de anos depois, quando uma expedição arqueológica chegar por aqui, serão encontrados e estudados como rastros de uma sociedade distante por gente ganhando bolsas paupérrimas de órgãos de fomento a pesquisa governamentais.
 
Ou seja: se você deixar um livro escrito, pode entrar para a posteridade, e ajudar pobres estudantes num futuro distante.
 
Pode ser sobre qualquer assunto, em qualquer língua, como sempre. Pode falar sobre como você acha que pode ser o apocalipse de dezembro. Pode ser sobre zumbis, fadas, personagens históricos conversando no boteco, robôs, vampiros, magos, ou até mesmo algo que venha a acontecer caso o mundo não acabe. As regras são as mesmas: 50 mil palavras, começando do zero, em 30 dias, enquanto a gente tem uma vida em volta que precisa ser vivida.
 
2012 pode ser a última chance de escrever seu romance. E o mundo precisa dele.
 
Este ano, no entanto, temos já uma modificação. A Luiza Monteiro, que era "co-ML" até o ano passado, assume como Municipal Liaison junto comigo. Temos um país de extensões governamentais, e o excelente trabalho que ela já faz em Porto Alegre será potencializado neste semestre. Eu, Fernando Aires, continuo em São Paulo, e continuo precisando de vocês. Ano passado tentamos fazer um encontro no Rio de Janeiro também, por exemplo - será que esse ano conseguimos em mais um estado? :)
 
No mês de outubro, vamos aquecendo, e pensando nos nossos plots. Apresentem-se no fórum, comecem a conhecer e reencontrar uns aos outros. E, principalmente, divulguem o NaNoWriMo. É meu quarto ano participando deste projeto, e eu percebo que ele é sempre melhor quanto mais gente participa dele. Todo mundo tem ao menos uma amiga, um amigo, alguém conhecido, que tem algo que poderia ser escrito, e que sempre diz, entre rodas de amigos "um dia escreverei um livro". Esse dia chegou: primeiro de Novembro de 2012. Pode ser que o argumento do fim do mundo convença. ;)
 
Um grande abraço, e bem-vindas e bem-vindos mais uma vez a esta sandice literária.
 
Fernando Aires (ML)
 
Bem, como o Fernando disse, essa pode ser a sua última chance de escrever um livro! Já pensou? Deixar uma marca no mundo? E vai que o mundo não acaba e você manda o livro para alguma editora e ele é aceito? Pensou nisso também?
 
Por isso, se você sempre teve vontade de escrever um livro sobre amor, stalk, amizade, aventura, comece a planejá-lo, porque novembro está chegando e você tem 30 dias para escrever 50 mil palavras. Quem vem junto?

You May Also Like

3 comentários

  1. Acho mesmo que vou tentar este ano, rs.
    Mas não é pelo fato de essa ser minha última oportunidade de escrever um livro, é simplesmente pelo fato de querer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Esse ano eu vou tentar e conseguir, hahahaha. Já tinha ouvido falar, mas sempre deixei passar, sendo que agora vou participar do NaNo :D
    Vocês também vão participar, meninas?

    ResponderExcluir