Resenha - O lado bom da vida

by - quarta-feira, fevereiro 13, 2013

O lado bom da vida - Matthew Quick


Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

Para ser honesta, nunca tinha ouvido falar no livro até a Intrínseca mostrar no blog que iriam publicar. A capa, mais do que tudo, me chamou a atenção. Assisti ao trailer e fiquei muito interessada no livro. Quando ele chegou aqui em casa, passei ele na frente de todas as leituras e logo comecei a ler.

O lado bom da vida é um livro diferente. Todo o mistério envolvendo Pat e Nikki instiga o leitor a ler mais e mais. E, enquanto não descobrimos o motivo pelo qual ele foi mandado à uma instituição psiquiátrica, o autor foi colocando situaçõs na vida do personagem que, querendo ou não, forçam-o a retomar sua vida.



O lado bom da vida é em primeira pessoa, e eu gostei muito da linguagem do Matthew. A Tiffany é simplesmente incrível, uma personagem muito bem construída. Ela deu toda a consistência do enredo, na minha opinião. Dizem que a atuação da Jennifer no filme é maravilhosa, não é à toa que fora indicada ao Oscar.

O mais legal de tudo é a positividade de Pat. Não importa quão ruim as coisas estejam, ele sempre continua otimista, acreditando que tudo que acontece trará algo bom para sua vida.

E as descobertas no final do livro são demais. O autor soube encaixar tudo perfeitamente. Os segredos, a relação com a Nikki, seu irmão...

Essa foi a primeira obra que li de Matthew Quick, mas com certeza não será a última. Alguém aí viu o filme? Estou louca pra ver! Beijos.

You May Also Like

6 comentários

  1. Meninasssssssss! Eu estou lendo e vi o filme! INCRÍVEL! Estou super adorando e o filme é muitíssimo bom! Realmente a atuação da Jennifer é maravilhosa!
    Adorei o post!
    XOXO

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, essa capa é linda!!!! Comprei o livro hoje, vou começar a ler já!

    ResponderExcluir
  3. a resenha esta excelente
    quero muito ler este livro!!

    ResponderExcluir
  4. Neeem sabia que tinha livro! mas olha, o filme é fantástico... faz repensar em muitas coisas!
    Certamente vou querer ler esse livro! hahaha. Parabéns pela resenha meninas, tá super fiel.

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Sei que o livro e filme sempre possuem muitas diferenças e o livro SEMPRE é melhor, mas como eu não fazia ideia de quando conseguiria ler, acabei optando por assistir primeiro ao filme. Gostei bastante! Adoro os atores, principalmente o Brad. Só ainda não entendo o motivo de ser indicado ao Oscar.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir

  6. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir