Resenha: Garota Exemplar

by - segunda-feira, março 25, 2013

Garota exemplar - Gillian Flynn


Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
 
Finalmente o thriller mais esperado do ano foi lançado aqui no Brasil. Garota exemplar está na 5ª posição de os mais vendidos da Veja, perdendo para a trilogia de 50 tons de cinza e O lado bom da vida. Não há quem não goste de uma boa história de mistério, e Garota Exemplar não fica atrás.
 
O casamento entre Amy e Nick não vai nada bem. Após 5 anos juntos, eles têm uma série de problemas. Se aturam por conveniência, vivem sob o mesmo teto, porém não compartilham mais nada. E é quando Amy misteriosamente desaparece que tudo vira de ponta cabeça.
 
Cada capítulo é narrado na mente de cada um, e o livro é dividido em 3 partes. Foi muito interessante a estratégia que a autora usou para contar a história desse casal. Eu me peguei várias vezes confusa, não sabendo em quem acreditar. Todos os fatos apontam para Nick - mas todas as histórias têm reviravoltas, e Gillian Flynn não poderia ter sido tão clichê. Ou poderia?
 
Amy é rica, linda, filha de pais escritores, que escreveram o sucesso Amy Exemplar. Apesar de ser perfeita, esconde alguns segredos. Lendo o diário dela, percebemos que algo não está certo na relação entre ela e seu marido. Se Amy se esforça tanto, por que Nick parece não reconhecer? E a pergunta mais importante: quem poderia raptá-la brutalmente?
 
Adoro um bom thriller. Garota Exemplar não deixa a desejar. A história é incrível. Quando você pensa saber todas as respostas, o livro dá uma girada e você descobre uma grande revelação. Amei a história entre os dois, meio destrutiva, cheia de ódio e amor ao mesmo tempo. O mais legal de tudo são os detalhes - eles dão muita vida na narrativa! Parecia que eu estava vendo um filme, de tão visual que o livro é.
 
A diagramação e a revisão estão impecáveis, como sempre. Adorei a capa, que é igual a original, assim como a história que ela traz. No site da autora, como acabo de ver, há uma informação sobre o filme de Garota Exemplar - os direitos foram adquiridos pela Century Fox, e a Reese Witherspoon vai produzir o filme. Ela bem que podia interpretar a Amy, né? Seria super interessante!
 
Deixo com vocês um quote do livro que eu amei! Espero que tenham gostado da resenha! Beijos.
 
"Então eu sei que tenho razão em não me acomodar, mas isso não faz com que eu me sinta melhor enquanto meus amigos formam pares e eu fico em casa sexta-feira à noite com uma garrafa de vinho, preparo uma refeição extravagante e digo a mim mesma: isto é perfeito, como se estivesse namorando a mim mesma. Enquanto vou a rodadas intermináveis de festas e noites em bares, perfumada, escovada e esperançosa, circulando pelo salão como uma sobremesa questionável (...) E você bebe um pouco demais e tenta um pouco demais. E volta para uma cama fria e pensa: isso foi legal. E sua vida é uma longa sequência de legal (...) E então você se depara com Nick Dunne na Sétima Avenina e é tão além do legal que você sabe que nunca poderá voltar para o legal. Rápido assim. Você pensa: Ah, eis aqui o resto da minha vida. Ele finalmente chegou."

You May Also Like

6 comentários

  1. Minha nossa, quero muito ler esse livro! Já está na lista dos mais vendidos, né? Wow, sou obcecada pela editora Intrinseca, só tem livros bons!
    Resenha excelente, gurias. E essa citação? Amei demais.
    Continuem assim, o blog está perfeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Jááá gostei da capa, por mais simples que seja! hahaha a resenha então? adoreii quero muito ler! e parabéns pelo blog, mais uma vez, tá fantástico! Beijosss girls!

    ResponderExcluir
  3. Oii meninas,
    Adorei mais uma vez a resenha de vocês,
    muitas delas me influênciaram a ler os livros.
    tá fantástico, adorei o blog!
    bjos até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Meninaaas! Vamos aos pontos do meu comentário:
    - Adorei a capa! Extremamente linda!
    - O nome da personagem Amy! HAHA (algumas amigas me chamam assim)
    - O livro ter esse toque misterioso, com desaparecimentos e personagens intrigantes
    - ''E você bebe um pouco demais e tenta um pouco demais. E volta para uma cama fria e pensa: isso foi legal.'' .....
    Simplesmente incrível! Já da pra perceber quão bom é esse livro!
    E claro, parabéns pela resenha e pelo blog!
    XOXO

    ResponderExcluir
  5. Oii meninas,
    Nossa agora eu fiquei super curiosa para ler esse livro kkk. Amei a resenha!! Parabéns lindas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Não estava muito animada com o livro, mas o quote me fez dar outra chance. Quem sabe eu não leio daqui a pouco? Rsrs beijoo

    ResponderExcluir