Resenha: O teorema Katherine

by - quarta-feira, abril 17, 2013

Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.



Depois de ler A culpa é das estrelas, me viciei completamente em John Fugging Green. A escrita dele não tem explicação. Ele é tudo que a gente sonhou e um pouco mais.
 
 
 
Enfim, vamos falar sobre o livro. O Teorema Katherine fala sobre Colin (John disse que escolheu o nome Colin porque ele fica ligando para as ex's. Colin = Calling) Singleton, que já namorou 19 meninas chamadas Katherine (oi?). Dessa vez, a Katherine XIX acaba de romper com ele, e Colin está devastado. Seu melhor amigo, Hassan, decide levá-lo a uma road-trip. Desse modo, os dois embarcam em uma viagem que mudará a vida deles para sempre.
 
Colin, apesar de ser um prodígio, é muito parecido comigo na questão relacionamentos. Acho que é por isso que eu AMEI TANTO o livro. Veja bem, ele se apaixona pela pessoa justamente quando ela termina com ele. Além disso, tem um sério problema em seguir em frente, e sempre fica tentando adivinhar o que vai acontecer em seus futuros relacionamentos. 
 
 
 
O melhor amigo dele, Hassan, me lembrou muito das minhas amigas. O modo como ele é sempre tão engraçado, como, mesmo quando está brigando com alguém, faz piadas, e o jeito de ele levar a vida de modo tão leve. Hassan me conquistou desde o momento em que pisou no quarto de Colin para tirá-lo da depressão total. E esse amor só aumentou conforme eu ia lendo o livro.
 
E o que falar sobre Lindsey? Uma personagem cativante, para se dizer o mínimo! Fofa, linda e carismática. Ela foi parte essencial dessa viagem deles. Sem ela, nada do que aconteceu teria acontecido.
 
 
 
O teorema Katherine me arrebatou completamente. O modo como Colin amadurece, como a história nos prende, como as frases nos chocam... Tudo muito bem arquitetado para cativar o leitor. Gostei mais desse do que A culpa é das estrelas. Acho que O teorema tem mais a ver comigo, sabem? Tornou-se um dos meus preferidos, sério mesmo. Até chorei no final, e tive uma crise MUITO grande, do tipo O-QUE-VOU-FAZER-COM-A-MINHA-VIDA-AGORA-QUE-JÁ-LI-O-MELHOR-LIVRO-DE-TODOS-OS-TEMPOS? 
 
 
O Teorema Katherine é o livro que eu sempre esperei ler, mas que nunca tinha tido a chance. Felizmente, John Green realizou isso para mim! Separei os meus quotes favoritos do livro. Espero que gostem. Beijos!
 
"Qual é o sentido de estar vivo se você nem ao menos tenta fazer algo extraordinário?"

 
"Eles riram. Ele nunca mais a amou tanto quanto naquele momento."

 
"Ela era tudo de bom e eu era tudo de ruim, mas aí ela morreu, e eu, não."

 
"O pedaço que faltava em seu estômago doía demais - ele acabou parando de pensar no Teorema e ficou se perguntando simplesmente como algo que não está lá pode causar tanta dor a alguém."

 
"É possível amar muito alguém, ele pensou. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

 
"Não acho que nossos pedaços perdidos caibam mais dentro da gente depois que eles se perdem."

 
"Eu serei esquecido, mas as histórias ficarão. Então, nós todos somos importantes - talvez menos do que muito, mas sempre mais do que nada."

 "- Acho que vou ligar pra ela.
- Essa é a pior ideia que você já teve na vida. A. Pior. Ideia. Da. Sua. Vida.
- Não é, não. E se ela só estiver esperando que eu ligue, da mesma forma que eu estou esperando ela ligar?
- Tá, mas você é o Terminado. Terminados não ligam. Você sabe disso, kafir. Terminados não devem ligar nunca, em hipótese alguma. Não há exceção para essa regra. Nenhuma. Não ligar. Nunca. Você não pode ligar."
 

You May Also Like

9 comentários

  1. Estou morrendo ~morrendo~ MOR-REN-DO pra ler esse livro. Assim que eu tiver uma brecha de, seilá, três dias nos estudos, sinto que vou engoli-lo. Parece muito sensacional!
    Ótima resenha, meninas

    ResponderExcluir
  2. eu queria tanto ler esse livro, mas vi uma resenha tão negativa que acabei desistindo. mesmo estando meio obcecada pelo John Green. daí eu leio essa resenha e penso "wow! preciso mesmo ler esse livro"

    ResponderExcluir
  3. Oi Mo!
    *-*
    Eu adorei o livro ACEDE também e espero ter a chance de ler outros livros do Green!
    Me diz uma coisa, esse livro tem alguma coisa a ver com engimas, números, algo do tipo? Eu não me lembro em qual perfil do face vi isso, mas tem né?

    Achei super legal sua resenha, a forma como você se expôs e se identificou com personagens! *-*

    Espero ter a chance de lê-lo também!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Estou louca pra ler esse livro. Beijão <3

    Está rolando sorteio lá no blog, vem participar. *-*

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei o blog de vcs! resenhas de livros muito boas e divertidas, pq não fazem em vídeo? <33

    Besos Nat :D

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jeh, é sim. Tem fórmulas matemáticas, gráficos e essas coisas haha. Boa ideia, Nat! Assim que tivermos um tempinho, faremos algo. Beijoos

    ResponderExcluir
  7. Amo o John Green, acompanho-o faz tempo, uns dois anos já. Fiquei muito feliz em ver que a Intrínseca publicou os livros dele, pois eles cuidam muito bem dos autores!
    Beijos

    Rebeca.

    ResponderExcluir
  8. Acho que esses é um daqueles livros que qualquer pessoa que ja tenha levado um fora vai se identificar, inevitavelmente. Eu ja me encontrei, ali na resenha, haha. Vou ler, com certeza! Beeijos meninas!

    ResponderExcluir
  9. CADÊ ALGUÉM PRA PREVER MEUS RELACIONAMENTOS? ATÉ AGORA TÁ CRÍTICA A SITUAÇÃO!
    Caraaaaaaaaaa, simplesmente: QUERO LER PRA JÁ!
    ''como algo que não está lá pode causar tanta dor a alguém"
    XOXO

    ResponderExcluir