Meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos

by - quinta-feira, junho 13, 2013

Eu adoro ler histórias de crianças, enquanto a Monique gosta de ler mistérios policiais. Por isso quando o livro Meu pé de laranja lima chegou, eu logo separei algum tempo e comecei a ler a história. Me apaixonei!

Me surpreendi com o decorrer da obra, ri em várias partes e chorei também (não posso evitar, choro muito quando o livro me toca). A inocência das crianças foi o aspecto que mais gostei. É muito bacana ver a simplicidade de Zezé, fica feliz com qualquer coisa que ganha. Ele também sabe guardar segredos e é muito esperto para um garoto de sua idade! 



Sua família é grande, e muito pobre. Então um irmão cuida do outro, pois os pais estão trabalhando ou tentando arrumar um dinheiro extra. Zezé é um menininho que é super curioso, está sempre tentando aprender novas coisas, ele ama ir para à escola! Muitas vezes ele se sente sozinho, então acaba fazendo amizade com uma árvore, um pé de laranja lima. A árvore fala com ele e sempre o escuta, logo se tornam grandes amigos. O pé lhe dava todo o carinho e atenção que sua família não dava. 

Muitas vezes o personagem me lembrou o Miguilim, do livro Campo Geral, de Guimarães Rosa. Achei os dois livros bem parecidos em vários sentidos. Vale à pena ler o Campo Geral também, pois é uma das grandes obras da literatura brasileira. 

Voltando ao Meu pé de laranja lima... Eu adorei o livro! Impossível não se apaixonar pela maneira que o autor escreve, é como se ele tivesse a idade do personagem. A narrativa é muito concisa e flui rapidamente, não dá vontade de parar! 

Um dos meus personagens favoritos foi o português Manuel Valadares, o achei super querido e super cativante. É uma obra que todos deveriam ler. O livro é muito fofo!

Achei muito legal o fato de que o Meu pé de laranja lima é auto biográfico, fico pensando no que aconteceu com o autor... Incrível!



O livro foi publicado no ano de 1968, foi publicado em 19 países e já foi adaptado para o teatro, cinema e televisão! Deixo aqui para vocês o trailer do filme, quero muito ver! 


You May Also Like

7 comentários

  1. Meninas, esse livro é show! Já vi o filme e adorei, é bem fofo. O blog está lindo como sempre, e vocês também!
    Beijo beijo

    ResponderExcluir
  2. Aiiin, que gracinha, o menininho que faz ele no filme dá vontade de apertar.

    Meninas, não conhecia o blog, achei bem legal saber que vocês têm 2 livros, acheis as histórias muito interessantes, quando sobrar um tempinho vou dar uma lida.

    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. Oi, lindinhas!! Muito obrigada pelo comentário! Li a bio de vocês e achei muito interessante! Parabéns pelo livro e muito sucesso ainda pela frente!!! Vocês estiveram no encontro de leitores da Melina Souza no NYC, ou estou enganada?

    Estou louca para ver este filme e ler o livro também! ^^

    beijinhos

    http://www.diariosdeumpiquenique.com/

    ResponderExcluir
  4. Já tem tempo que quero muito ler esse livro, tomara que eu consiga logo.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não sabia desse livro, adorei a resenha! Será que vende em todas as livrarias?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Crystal, que bom que gostou do nosso blog, obrigada! Fomos sim no encontro no NYC, você também foi? A Mel é muito fofa, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que incrível! Tanto o livro quanto o trailer do filme! Parece uma história emocionante e gostosa de ler! Além de ser um super incentivo à literatura brasileira! Mandaram bem nessa!
    beijo beijo!

    ResponderExcluir