Petit Four

by - sábado, julho 13, 2013

Oi, gente! Sábado é dia de coisa boa, então hoje vou deixar mais uma receitinha da nossa amiga Camila Abram, que é chef de cozinha! Vocês podem encomendar doces, bolos e muito mais, é uma delícia, e o preço é bem amigo também! 



O Petit Four que ela fez foi salgado, super simples de fazer e ótimo para servir em festas ou reuniões simples com os amigos! 

A receita abaixo rende 50 unidades, mas vocês podem dobrar também se precisarem ;)

Ingredientes:
- 200 gramas de farinha de trigo
- 100 gramas de manteiga (tem que ser manteiga mesmo, não pode ser margarina)
- 2 gemas (uma para a massa e outra para pincelar)
- Sal a gosto 
- Uma pontinha de colher (chá) de fermento
- Orégano ou queijo ralado (para polvilhar por cima do Petit Four e dar o sabor). Vocês também podem mudar e colocar o sabor que quiserem. Com alecrim também fica ótimo!

Modo de fazer:

Aquecer a manteiga até dar ponto com consistência (Aquele ponto que ela não fica líquida, mas também não está dura, quebradiça. Ela vai ficar cremosa). Para conseguir essa consistência, basta colocar no micro de 5 em 5 segundos.

Colocar a manteiga numa vasilha com o trigo, o sal, a gema e o fermento e amassar bem até incorporar toda a farinha. (Talvez seja necessário um pouco mais de farinha até dar o ponto). A massa não pode grudar na mão nem ficar muito úmida, porque caso contrário a manteiga irá derreter no forno.

Envolver a massa com plástico firme e colocar na geladeira por 30 minutos. Feito isso, retirar a massa, sovar, então abrir a massa com rolo de espessura 3mm.

Vocês podem cortar a massa como quiserem, podem até usar aquelas formas divertidas! 

Colocar numa forma, não precisa untar. 

Pincelar com uma gema de ovo, para ficar douradinho. Após pincelar, polvilhar com o orégano ou queijo ralado, assim a gema fixa o sabor no Petit. 

Assar em forno pré-aquecido. Deixar no forno por cerca de 5 a 7 minutos, sempre cuidando. Quando a gema dourar tem que tirar do forno. É importante esperar os Petit Four esfriarem para não quebrarem, pois a massa é muito delicada.

A receita é super simples e deliciosa! Os ingredientes também são super práticos, qualquer um tem em casa ;) Gostaram? Quem aí já comeu?



Um agradecimento especial para a Camila Abram, por dividir essas receitinhas com o GêmeasThings! 

You May Also Like

1 comentários

  1. Que legal! Amei o fato de que a receita é super simples.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir