Resenha: As MAIS - Patrícia Barboza

by - domingo, julho 14, 2013

As MAIS - Patrícia Barboza

SinopseMAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro, e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas, contando suas aventuras mais marcantes de um ano inteiro. O livro é narrado pelas quatro amigas, cada uma contando uma parte do ano letivo. Mari, a pagadora de micos. Aninha, a intelectual. Ingrid, a romântica. Susana, a atleta. Sonhos, frustrações, medos e micos (muitos!). Alegrias, conquistas e amores… Quatro personalidades diferentes, quatro maneiras de tornar a amizade única e inesquecível! Afinal, como diz a Mari, elas são as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e também as MAIS “modestas”. Divirta-se com as histórias dessas quatro amigas inseparáveis!

Autor brasileiro sempre dá aquele friozinho na barriga, né? A expectativa é alta, e a gente sempre torce pra gostar do livro!

As MAIS é um livro que já estava há tempos na minha lista de leituras, mas nunca dava certo de comprar, já que eu sempre acabava optando por outros. Foi quando fechamos parceria com a Record que deu certo de ler. E, nossa, que livro fofo. 

A história gira em torno dessas 4 amigas que estão no ensino fundamental e têm que lidar com os dilemas adolescentes. Primeira paixão, amores platônicos, provas escolares, problemas com os pais... Conforme o problema vai surgindo, logo aparece uma solução. E cada personagem sempre reflete o que aprendeu. Achei isso bem importante para o público alvo, que são adolescentes. É legal eles terem algo para tirar exemplo, assim como as personagens tiram lição de cada problema que enfrentam.

É um livro bem juvenil, eu diria que para meninas de até 15 anos é perfeito, pois se encaixa certinho. Como já sou mais velha (cof cof 19), gosto de histórias mais intensas, que se aprofundam nessa questão de amor com mais brutalidade, sabem? Ex: John Green, Sarah Dessen, Daniel Handler, etc. 

Gostei mais desse livro do que os da Thalita Rebouças. Achei as personagens mais reais, mais próximas das adolescentes em geral. 

Cada parte é narrada por uma das MAIS. Achei uma leitura agradável e rápida. Fica difícil dizer qual das 4 eu gostei mais, porque gostei de todas! Cada uma com sua peculiaridade, entendem? Imagino que para a Patrícia deve ser complicado escolher uma também haha. Outra coisa que gostei muito foram os desenhos. Um mais lindo do que o outro!



Em breve solicitarei o segundo volume, porque é um livro realmente fofo e gostoso de se ler. A saga já está no terceiro volume. Alguém aí sabe quantos volumes serão no total? Quem aí leu e gostou?  


You May Also Like

5 comentários

  1. Meninas, deixa eu contar que simplesmente adorei a sinopse e a resenha! Parece ser uma leitura super tranquila e divertida! Problemas adolescentes, então...Sabemos direitinho!
    XOOXO

    ResponderExcluir
  2. gemeas, adorei a foto do desenho, que livro fofo! Amo livros assim, fiquei super nimada para ler :)

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, meninas. Já curti a página do face de vocês, adorei :) E que livro bonito, vou comprar pelos desenhos, amo livro com ilustrações!
    E é nacional, que orgulho!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. ótima leitura para o publico juvenil... parabéns pelas resenhas meninas, estão ótimas...

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a resenha, meninas.
    Livro adolescente é sempre interessante de se ler, mesmo quando cresce, por trazer nostalgias de uma época em que a primeiridade da juventude lhe faz acreditar na fatalidade dos sentimentos. Experiencia a eternidade de uma amizade dada, amores a flor da pele,
    entre outras situações que corriqueiramente você se depara na vida, mas em outros níveis.
    Muito legal a abordagem de vocês, parabéns!

    ResponderExcluir