Resenha: O amor nos tempos de cólera

by - sexta-feira, agosto 16, 2013

O amor nos tempos de cólera - Gabriel Garcia Marquez

Sinopse: O Amor nos Tempos de Cólera constitui na obra de Gabriel García Márquez um marco equiparável ao do célebre Cem Anos de Solidão, considerado até hoje, a sua obra-prima. Um homem se apaixona pela trança de uma menina de família. O idílio dura algumas cartas, mas ao conhecer seu admirador, a moça rejeita-o e casa com outro. O amor, porém, persiste e dura a vida inteira. Nesta fábula de realismo-fantástico, Gabriel García Márquez mostra que a paixão não tem idade.







 Esse livro estava sempre presente nas aulas do melhor professor em que já tive na minha vida inteira, o mestre Márcio Silveira Conke. Ele falava muito bem dessa obra, então quando vi que a editora iria lançar uma nova edição percebi que era a oportunidade perfeita para finalmente ler O amor nos tempos de cólera.



Não vou mentir, a leitura é bem lenta e não há tantos acontecimentos no livro, a narrativa se dá por meio das lembranças dos dois personagens, Fermina Daza e Florentino Ariza, desde o momento em que se conheceram até quando estão bem velhinhos. A história dos dois é muito emocionante, me fez questionar vários pontos da vida. É possível esquecer completamente um grande amor? Nos lembraremos das pessoas da nossa adolescência quando formos idosos? O tempo é capaz de apagar todos os sentimentos?

Citação de uma das frases no filme. Créditos ao Tumblr Overdose de Amor.


Tem várias frases lindas ao decorrer do livro, adorei a maneira que o autor descreveu os acontecimentos. Os fatos não acontecem em forma linear, ele meio que vai para certa época e depois volta. É muito legal.

Demorei bastante para concluir a leitura, mas valeu muito a pena. Adoro ler clássicos, me sinto muito intelectual hahaha.

O amor nos tempos de cólera ganhou o prêmio Nobel da literatura e é considerado uma grande obra, também já virou filme. Vocês já assistiram? Deve ser lindo. O filme foi indicado a um Globo de Ouro por melhor canção original. A Shakira que compôs essa música para a adaptação, sabiam?


You May Also Like

6 comentários

  1. Já vi o filme, mas nunca li o livro!
    quero muito ler, beijos
    andreia

    ResponderExcluir
  2. Vocês com essa mania de aumentar a minha lista de livros, não sei pq continuo visitando o blog hahaha (brincadeira) estão de parabéns pelo blog e pela resenha, girls. adoro a sinceridade de vocês e as palavras que usam.
    XOXO

    ResponderExcluir
  3. As aulas de Literatura te deixam com vontade de ler vários clássico, né? Eu mesma já aluguei dois livros do Machado de Assis, e pretendo ler mais, tanto nacionais quanto internacionais.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler a resenha de Rosie e já vim aqui ler a outra rsrsrs, não faz tanto o meu estilo, mas acho que vou dar uma chance :)

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu vi esse filme e gostei muito, o amor dele por ela é incrível!!
    Eu tenho o livro, mas ainda não li e ele já está bem velhinho, acho que vou comprar essa nova edição ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir