Resenha: Quando eu era Joe

by - quarta-feira, janeiro 15, 2014

Quando eu era Joe - Keren David
 Já conhecia esse livro há muito tempo, desde que havia sido lançado nos Estados Unidos. O título tinha me chamado a atenção, mas nunca tinha parado para ler a sinopse. Andei meio desligada e nem sabia que a Novo Conceito iria publicá-lo, então foi uma surpresa quando recebi "Quando eu era Joe" em casa. Fui ler o livro imediatamente!


Sinopse: Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.

O que mais me interessou no livro foi o seu tema. Achei diferente e original, não costumamos ver muitos livros abordando esse assunto de mudança de identidade. É bem comum vermos isso em filmes, mas acho que Quando eu era Joe foi a primeira obra literária tratando desse assunto que li. 

Por mais que pareça um livro pesado e um tanto violento, achei que a autora conseguiu nos mostrar esse mundo de maneira leve e natural. Não é aquele livro que tira as nossas energias, sabe? Tem um ritmo rápido, é uma leitura leve e  bem interessante.

Gostei muito da transição e da adaptação do personagem Ty se tornando Joe na sua nova escola e na sua nova vida. É uma história sobre uma algo terrível que acontece, mas que dá para tirar grandes lições e boas coisas disso. 

Achei o Ty bem interessante e bem construído, todas as suas ações têm explicações e motivos. Keren David amarrou o livro muito bem, não deixando nenhuma falha ou algo a desejar. A autora conseguiu me prender na história, eu não estava satisfeita até concluir a leitura.

Estou bem animada para continuar essa trilogia, acredito que tem muita coisa ainda para acontecer e muitos segredos a serem revelados. A capa americana costumava ser a mesma que a NC escolheu, mas parece que a editora americana resolveu mudar. É bem diferente da anterior, mas gostei mesmo assim. Só falta saber se a Novo Conceito vai manter as capas ou vai fazer algo parecido com essas abaixo. O que vocês acharam?





You May Also Like

5 comentários

  1. Oi meninas!
    Eu confesso que vi o pôster desse livro mas ele não me chamou tanta a atenção. Pela sinopse parece bem bacana, um pouco diferente mas ainda assim não é o que eu procuro pra agora, sabe? Acho que tem outros lançamentos da NC que vão mexer mais comigo!!

    Eu nem sabia que fazia parte de um trilogia, mas as capas originais são melhores. Cansei de capas com pessoas que a NC sempre lança... :x

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mô! Oi, Nick!

    Eu tô lendo esse livro, separei assim que o meu chegou. A capa tem um cor bem chamativa, me conquistou de cara, não tinha vista a original até agora, são simples, mas são legais. Mas concordo com a Jeh, cansei de livros com pessoas na capa, prende a gente num perfil que as vezes não tem nada a ver com a personagem.
    Ainda bem que a resenha não teve spoilers, eu não aguentaria. haha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso parar de publicar sem ler antes (uma*, visto*) haha

      Excluir
  3. Meninas, que vontade de ler esse livro! Já está nas livrarias?
    Beijos

    ResponderExcluir