Resenha: As Gêmeas

by - sexta-feira, abril 18, 2014

As Gêmeas - Saskia Sarginson


Sinopse: As gêmeas Isolte e Viola eram inseparáveis na infância, mas se tornaram mulheres muito diferentes: Isolte tem um emprego glamouroso em uma revista de moda de Londres, namora um fotógrafo e vive em um bairro descolado. Viola, desesperadamente infeliz, luta contra um transtorno alimentar e não faz questão de se ajustar a nenhum grupo. O que pode ter acontecido para levar as gêmeas a seguirem trajetórias tão desencontradas? À medida que as duas jovens começam a reviver os eventos do último verão em família, terríveis segredos do passado vêm à tona – e ameaçam invadir suas vidas adultas.










Se não me falha a memória, acredito que esse foi o primeiro livro sobre gêmeas que já li. Obviamente o título chama bastante atenção, ainda mais se você tiver uma irmã gêmea (como é o meu caso).

O livro conta a história de Isolte e Viola, duas irmãs gêmeas que moravam em uma espécie de floresta, perto do mar. Elas nunca chegaram a conhecer o pai, viveram sua infância somente ao lado da mãe - que tinha problemas com bebidas - e dos gêmeos vizinhos, seus melhores amigos.

A história fica relatando o presente e relembrando o passado. Conforme ela flui, a gente percebe que algo trágico aconteceu, porque agora a relação das irmãs está péssima e Viola vive sendo internada em clínicas de reabilitação por causa de seu transtorno alimentar. A única coisa que a mantém viva é a memória e John, um dos vizinhos gêmeos, por quem era apaixonada.

Há dois tipos de narração no livro. Quando está na mente de Isolte, é em terceira pessoa. Quando é Viola, é em primeira. Isso pode confundir um pouco o leitor, me peguei várias vezes tendo que voltar nas páginas para ver o que estava acontecendo. Mas a amarração da história é bem boa, e os segredos, super trágicos, mas fazem todo o sentido quando descobrimos o motivo de cada coisa.

Foi meio difícil pra mim ler esse livro, porque toda hora eu ficava pensando: "meu Deus, como essas duas podem ter deixado a relação delas chegar nesse estado?". Quem é muito ligado com um irmão não se imagina vivendo sem ele, e confesso que essa leitura me deixou um pouco melancólica e chocada. Me fez perceber, também, como é fácil culpar as circunstâncias em vez de lutar por alguém.

Senti falta de um final mais concreto. O livro já está cheio de segredos, o final também não precisava ser um. De qualquer forma, é um livro legal para quem gosta de mistérios.


Nos encontre nas redes sociais:



You May Also Like

3 comentários

  1. Ah, de final cheio de segredos estou farta, rs. Sério. Odeio ler um livro inteiro e quando chega no final, é algo deprimente, ou não tem final e "continua no próximo livro". Sacanagem, né.
    Mas, no geral, apesar da relação das irmãs, o livro parece ser bom. Acho que eu me sentiria como você. Não tenho uma irmã gêmea, mas tenho uma irmã mais nova com quem me dou muito bem mesmo. Somos irmãs mesmo, rs.
    Adorei a resenha.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Esse é um tipo de livro que aviva minha mente. Acredito que esse conflito psicológico, esse 'segredo" do qual se fala, é o ativador da sagacidade de que tanto necessitamos. Estou muito curiosa. Mais um na fila de meu preferidos.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li um livros sobre irmãos gêmeos.
    Não sei se leria esse por conta do mistério, mas se lesse, iria ficar pressa a ele justamente por conta do mistério, rs
    Boa resenha.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir