Resenha: O começo de tudo

by - quarta-feira, abril 02, 2014


O começo de tudo - Robyn Schineider


Sinopse: O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social. Depois que perdeu o favoritismo ao posto de rei do baile, Ezra agora almoça na mesa dos losers, onde conhece Cassidy Thorpe. Cassidy é diferente de qualquer pessoa que Ezra tenha encontrado antes – melancólica e com uma inteligência mordaz. Juntos, Ezra e Cassidy descobrem flash mobs, tesouros enterrados e um poodle que talvez seja a reencarnação do Grande Gatsby. À medida que Ezra mergulha nos novos estudos, nas novas amizades e no novo amor, aprende que algumas pessoas, assim como os livros, são difíceis de interpretar. Agora, ele precisa considerar: se uma tragédia já o atingiu, o que poderá acontecer se houver mais infortúnios?

Confesso que comecei esse livro como começo muitos outros: sem muitas expectativas. Ultimamente os livros que estou lendo têm me decepcionado muito, é a tal da ressaca literária. Então, logo na primeira página do livro, me peguei sentindo esperança e pensando: "talvez esse livro seja exatamente o que eu estou precisando".

E foi.

Ezra é o típico garoto popular. Tem uma namorada popular, faz parte do time de tênis, é conhecido por todos... Mas uma grande tragédia arranca tudo isso dele e, pela primeira vez, Ezra se vê sozinho, sem chance de ganhar uma bolsa na faculdade e solteiro.

Mas aí ele volta a falar com seu amigo de infância, e uma nova garota entra em sua vida: Cassidy. Ela é do tipo misteriosa e engraçada. Me lembrou muito da Margo, do livro Cidades de Papel, do John Green. Uma garota extremamente complexa, adoro personagens assim, cheios de dor e crenças bonitas.

Acredito que as sacadas dentro dos livros é o que os torna bons ou ruins. A história pode até ser mediana, mas se tiver quotes incríveis, vale à pena. Sou fã dos livros reais, em que nem tudo são flores, porque, por favor, a vida é assim.

O começo de tudo já entrou na lista dos melhores do ano. Personagens cativantes, reais, que poderiam ser seu vizinho ou seu melhor amigo. Adorei essa autora e espero que a Novo Conceito publique mais livros dela, porque eu com certeza lerei.

Separei os meus quotes favoritos:

"Oscar Wilde disse uma vez que viver é a coisa mais rara no mundo, porque a maioria das pessoas apenas existe, e isso é tudo. Eu não sei se ele está certo, mas eu sei que já passei muito tempo existindo, e agora eu pretendo viver".

"A vida é uma tragédia", disse ela amargamente. "Você sabe como eles categorizam as peças de Shakespeare, certo? Se elas terminam em casamento, é uma comédia. E se terminam em um funeral, é uma tragédia. Então todos nós estamos vivendo uma tragédia, porque todos acabaremos do mesmo jeito, e não é com um casamento maldito".

"E eu percebi que há uma grande diferença entre decidir partir e saber para onde ir".

"Você vê? Você só está descobrindo isso agora, mas eu descobri há muito tempo que, quanto mais esperto você é, mais tentador é deixar as pessoas te imaginarem. Nós nos movemos na vida dos outros como fantasmas, deixando memórias assombradas de pessoas que nunca realmente existiram".

"Às vezes eu penso que todos têm uma tragédia esperando para acontecer, que as pessoas comprando leite em seus pijamas ou cutucando seus narizes no sinaleiro podem estar a alguns momentos do desastre. Que a vida de todos, não importa o quão banal seja, se tornará extraordinária - um único momento após o qual tudo o que realmente importa vai acontecer ".

"Ezra, a garota que você está procurando não existe. Eu não sou uma aventureira boêmia que te leva em um caça tesouros e te manda mensagens secretas. Eu sou essa garota triste e bagunçada que estuda muito e afasta todas as pessoas, e que se esconde em uma casa assombrada".



You May Also Like

4 comentários

  1. Bom dia!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei apaixonada pelos quotes que você citou. Ok, eu o leria apenas por isso, porque acredito que deve ser um livro e único em sua simplicidade de fatos, mas na riqueza da escrita. Uma boa dica =) Já vai pra lista de desejados!

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  2. não conhecia nada sobre esse livro, mas adorei já e quero ler!
    bjs, isabela.

    ResponderExcluir
  3. Gêmeas, o blog está show como sempre! Ganhei esse livro da minha tia e vou começar a ler daqui a pouco, a resenha de vocês me animou muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Para começar eu já amei a capa. E também o nome do personagem, já me lembrou de Pretty Little Liars (nada a ver, né? kkk), o nosso gosto literário costuma ser o mesmo, então vamos ver se é bom mesmo...
    Quando sai o próximo livro de vocês?

    ResponderExcluir