Dica de viagem: Zoo de Luján - Buenos Aires

by - sábado, junho 07, 2014

Esse era o post que eu estava mais ansiosa para fazer! O Zoo de Luján foi um dos motivos pelo qual decidimos ir para Buenos Aires em primeiro lugar. Foi um dos passeios que a gente mais estava esperando, e só posso dizer uma coisa: experiência única.


O zoológico fica a 40km de Buenos Aires. Pela questão de distância, sabíamos que não rolaria ir de táxi. Então começamos a pesquisar como poderíamos chegar lá. Pensamos em contratar o Alejandro (mesma pessoa que fez translado do aeroporto para hotel, e também quem fez o nosso câmbio), mas então descobrimos o serviço das Superguías. Elas são um grupo de mulheres que fazem todo um tour pelo zoológico, começando desde o hotel. Como estávamos hospedadas em Palermo Soho, e eles só buscam com a van no centro, tivemos que pegar um táxi e ir até o Hotel Bristol. Chegamos lá pelas 6 da manhã (isso que na noite passada tínhamos ido à Ásia de Cuba), esperamos uns 15 minutinhos em frente ao hotel e logo encontramos com a Barbie (o nome dela é Bárbara, mas ela prefere que a chamem de Barbie). Ela foi nos explicando mais ou menos como seria a viagem, e eu e a Mô já fomos lotando ela de perguntas. No lobby do hotel conhecemos mais dois brasileiros e fizemos amizade. Quando a van chegou, já estávamos bem tranquilos. A Diana, uma das guias, foi dirigindo e contando sobre as curiosidades de Buenos Aires. Ela disse que a cidade é a que mais tem restaurantes no mundo (mais de 11 mil!!!!, não é à toa que tem 4 restaurantes em cada quadra), e isso foi a última coisa que eu ouvi, porque caí no sono e só acordei quando chegamos. Levou uns 40 minutos.  


Depois, pagamos (160 reais cada uma, com ida e volta e ingresso para o zoológico incluído) e entramos no zoo. Parece uma fazenda, sabem? O chão é de grama e quando chove fica cheio de lama, por isso vá de bota ou de tênis. Estava muito frio quando fomos, lá venta bastante, então levem casaco se forem em estações mais geladas. Ficamos meia hora na fila do tigre branco, e ele parecia bem inquieto. Quando chegou na nossa vez, ele deitou e dormiu =/.


O seguinte foi o outro tigre. A gente levou sorte grande! Por isso é bom ir com as Superguías (como elas vão lá todos os dias, os treinadores já conhecem elas, e deixam a gente dar leite na mamadeira para os bichos). E elas também guardam o nosso lugar na fila, dão dicas de em qual jaula ir, etc. Além disso, as meninas são MUITO simpáticas e queridas! O passeio se tornou outro com as Superguias, de verdade! Vale muito à pena!

Elas nos contaram a história do Zoo, e achei muito interessante! Segundo elas, tudo começou com um senhor que morava numa casa/fazenda muito grande. Um filhote de tigre havia resgatado de um circo e não havia ninguém para cuidar do bichinho, então o senhor aceitou ficar com ele. 

Ao longo dos dias, ele foi percebendo que o tigrinho obedecia ao cachorro da família, e foi ficando manso conforme crescia. Depois disso foi aprovada uma lei que proibia os circos de terem esses tipos de animais, então a casa/fazenda começou a recebê-los. E assim nasceu o Zoo de Lujan!


O sentimento é tão indescritível quanto parece. A língua deles é bem áspera, parece uma lixa. E sim, dá bastante medo, o que logo perde a importância quando você olha dentro dos olhos desses animais. Eles são lindos e perfeitos, gente! Não sei como as pessoas conseguem matar para fazer casacos e acessórios de luxo. Eles são uma das coisas mais lindas que tive a oportunidade de ver.


Depois, como a fila para o leão estava muito grande, aproveitamos que a dos ursos estava vazia e fomos para lá. Eles te dão um saco de balas de batata doce para alimentarmos os ursos. Nesse dia, só tinha 1, a fêmea. Parecia que esse ano eles iriam hibernar, e o macho já tinha começado.


A ursa se chama Gorda. Muito linda, né? Enquanto a gente esperava na fila para ver o leão, lhamas passeavam ali por perto. Eu queria muito tirar uma #selfie com a lhama, e só Deus sabe quantas vezes eu tentei. Elas aparecem quando você tem comida, por isso preste atenção nos salgadinhos. Outra coisa: elas cospem nas pessoas, então cuidado! Vi uma delas cuspindo na mulher que estava ao meu lado haha. Da série: poderia ter sido eu.
  

Finalmente a hora de conhecer o leão. Gente, infelizmente, na hora em que fomos tirar foto com o leão, eu tive mesmo a impressão de que ele estava dopado (muitas pessoas não sabem como os animais são tão calmos, a maioria acredita que eles colocam calmante na comida e no leite). Os olhinhos estavam caídos e ele parecia alheio à tudo que acontecia ao seu redor, ao contrário dos outros animais, que me pareciam normais.


Não achei que fosse conseguir dar o leite pro leão - os treinadores não tinham deixado ninguém!!! -, mas como a Beth estava com a gente na jaula, e boatos de que o treinador gosta dela, ele entregou a mamadeira na minha mão e disse: leche. Eu fiquei muito feliz!



Depois foi a hora de ver os filhotes. Infelizmente, eles já estavam com 4 meses, agitados demais para pegarmos no colo =/. Espero que algum de vocês tenha mais sorte haha.


A gente esperou mais de 1 hora nessa fila, porque uns brasileiros (tinha que ser) estavam furando fila. Aí uma moça começou a gritar, deu o maior B.O. e tiveram que fechar por algum tempo a jaula deles, até o pessoal da fila se acalmar. Só sei que rendeu boas risadas, brasileiro é brasileiro e AMA dar um bom barraco, seja na fila do Brasil, Argentina, Sibéria ou em qualquer outro lugar.


Olhem esses olhinhos *-*


Seguimos para a parte do zoo que eu mais queria: tirar foto com a cobra. "Ui, Monique, mas por quê?" Gente, eu sempre tive um medo absurdo de cobra, minhoca, larva, etc. Senti que uma viagem não tem que ser só sobre conhecer lugares novos: às vezes a gente precisa conhecer lugares novos dentro da gente. Por isso, decidi que iria vencer o medo. E venci.

 O zoo permite a gente tirar foto de tudo, menos na estufa das cobras e iguanas. Lá, eles tem um fotógrafo especial (você poderá comprar a foto se quiser. Eu e a Mô compramos todas, veio um cd com umas 30, mais 2 fotos reveladas, e deu  50 reais. E o que dizer desse momento? Pensei que ela fosse ser gelada, mas muito pelo contrário. Ela é quente e pegajosa. Ela não parava de se mexer, e o rosto dela estava vindo na direção do meu rosto e eu ficava gritando: moço, moço! Aí ele riu, pegou a cobra e disse: as meninas são lindas, mas são muito frouxas hahaha. É claro! Ele beijava a cobra NA BOCA, óbvio que não teria medo dela. Mas ele parecia ter muito amor pelo bicho, isso achei lindo e nobre.

Depois, foto com a iguana. Gente, que coisa ESQUISITA. O corpo dela é borrachudo, ela é magra, deu pra sentir os ossos da barriguinha. O carinha ainda me obrigou a segurar na bunda dela, mas eu mudei a mão de lugar pq né. Pfvr. E, é claro, o momento que a Mô sonhava: tirar fotos com as araras.


Por fim, um dos animais que mais me surpreendeu: os elefantes! Gente, eles posam pra foto. É coisa de louco. E você leva um susto quando sente a tromba deles, porque a gente fica de costas e não sabe o momento em que ele vai pegar a comida haha. E quando eu estava saindo dali, virei e olhei para trás. O elefante olhou nos meus olhos. Se tornou um dos momentos que eu nunca mais vou me esquecer.


Um sonho, do começo ao fim. Qualquer dúvida, deixem nos comentários.

Contato Las Superguias: info@zoolujanysuperguias.com.ar

Nos encontre nas redes sociais:






You May Also Like

5 comentários

  1. Talvez devessem ler esse texto: http://omundoderepente.blogspot.com.br/2014/03/zoo-lujan-de-buenos-aires-pior-coisa.html

    ResponderExcluir
  2. Será que as pessoas que visitam e pior pagam o ingresso pensam em como é pros animais ficarem ali o dia inteiro ???? O quão estressante é isso? Uma pessoa fica 1h na fila, imagina a qtd de gente que deve estar na fila e o pior o dia inteiro, todos os dias. Pra quem vai lá e tira foto, deve ser lindo postar a foto e falar ''Olha, eu tirei foto com o leão, eu dei leite pro tigre'', porém e os animais??? Essa foto que o tigre branco está dormindo é triste .. Pois é nítido o cansaço do animal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu comentário, Karine. Compactuo com seus ideais de repúdio.

      Excluir
  3. Ooooi, meninas!
    Acabei de ver que fizeram posts sobre a viagem e vim correndo conferir todos. Eu sou totalmente apaixonada pela Argentina, sonho conhecer Buenos Aires e, claro, o Zoo Luján.
    Acho que pode ser um pensamento egoísta de minha parte, mas que atire a primeira pedra quem nunca quis tirar uma foto e passar alguns minutos com esses animais? Desde que vi as fotos do Zoo Lujá pela primeira vez cheguei a conclusão de que o leão e o tigre são dopados. Os filhotes eu acho que não. Aqui no Rio, se você chegar bem perto, consegue colocar a mão de boa no urso, nos elefantes, nos avestruzes, na girafa (eles até que deixam alimentar as girafas, até um bando de pessoas perceber e começar a tumultuar -rs). Tenho duas amigas que foram em épocas diferentes ao zoo Luján e me disseram que não tiveram a sensação de que o leão e o tigre tomam calmante, pois eles estavam bem agitados, mas acredito que isso deve acontecer sim. Sei que é uma grande maldade e sempre penso que, quando eu for visitar o local, irei pergunta aos cuidadores como eles ficam tão calmos. Pode ser que eu até esqueça na hora (a emoção com certeza vai ser altíssima), mas acho que qualquer pessoa que ame animais iria amar conhecer esse zoológico, assim como qualquer outro, mesmo que não dê para se aproximar tanto.
    Adorei as fotos da viagem e as dicas, meninas ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Meninas que fotos incríveis! Vocês são muito corajosas, mesmo sabendo que eles são treinados e acostumados com contato humano eu não sei se teria a coragem que vocês tiveram viu. Amei todas as fotos vocês são lindas juntinhas *-*. Difícil escolher uma foto favorita viu, amei todas.

    Beijão :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir