Resenha: O Menino dos fantoches de Varsóvia

by - segunda-feira, outubro 20, 2014

O Menino dos Fantoches de Varsóvia - Eva Weaver


Sinopse: Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança. E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de marionetes – um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo... O avô de Mika morreu no gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos. Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho... o príncipe. E um teatro de marionetes seria uma maneira incrível de alegrar o primo que acabou de perder o pai, o menininho que está doente, os vizinhos que moram em um quartinho apertado. Logo o gueto inteiro só fala do mestre das marionetes – até chegar o dia em que Mika é parado por um oficial alemão e empurrado para uma vida obscura. Esta é uma história sobre sobrevivência. Uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, e duas vidas que se entrelaçam em meio ao caos da guerra. Porque mesmo em tempo de guerra existe esperança.


Recebi esse livro há tanto tempo e foi só esses dias que finalmente o tirei da pilha de leitura e comecei a ler. Temas sobre a Segunda Guerra me fascinam demais, e eu sabia que ia amar o livro logo de cara!

O Menino dos Fantoches de Varsóvia conta a história de Mika, um jovem que perde tudo por causa da guerra. Ele vai morar em um lugar minúsculo com a mãe e o avô, num bairro onde todos os judeus foram ordenados a morar. 

Após a morte do avô, Mika descobre um novo mundo dentro do pertence mais precioso do avô: um casaco com infinitos bolsos. E dentro desses bolsos Mika encontra um pequeno fantoche, que ele chama de príncipe. A partir daí, Mika descobre uma nova razão para viver: encantar todos com suas criações teatrais. 

Com ajuda de uma amiga, Mika leva a felicidade em um mundo que já perdera a esperança. Ele salva a vida de várias crianças, e cada ato é um soco no peito. A gente realmente não tem noção do terror de uma guerra. Livros assim me fazem pensar em como o mundo ficaria se entrasse guerra - devastador, para se dizer o mínimo!

Cada trecho é tocante, lindo, único! Li muito rápido e me senti muito conectada com a história. É daquelas que fica na nossa cabeça por muito tempo, durante e depois da leitura. Adoro ler livros assim, que marcam a gente! Quem gostou de ''A menina que roubava livros'' com certeza vai se apaixonar por O Menino dos Fantoches de Varsóvia!

Nos encontre nas redes sociais:

You May Also Like

1 comentários

  1. Olá Monique, somos duas apaixonadas por livros que retratam sobre a guerra. É tão real e tocante... A muito tempo estou louca para ler este livro não apenas pela capa, mas por retratar sobre algo tão assustador e o melhor: pessoas ainda não perdem a fé e a esperança. Adorei a leitura A menina que roubava livros e tenho certeza que irei amar este, estou ansiosa para ler, como também estou ansiosa para ler O menino do pijama listrado, já leu? <3.
    Enfim, adorei a resenha e espero vim mais vezes aqui. Já estou te seguindo e adorei o cantinho de vocês.
    Beijos e claro, muito sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir