Resenha: Apenas um dia

by - quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Apenas um dia - Gayle Forman




Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.








Apesar de ter gostado (porém não amei) Se eu ficar, da mesma autora, comecei a ler Apenas um dia sem nenhuma pretensão. Mas, graças aos bons ventos, ultimamente estou com sorte nas minhas leituras, lendo livro bom após livro bom. E é com muita empolgação e admiração que hoje escrevo para vocês a resenha de Apenas um dia.

Allyson é uma garota comum, que vive à sombra dos pais. Ela tem notas perfeitas, atitudes perfeitas e jamais faz algo para contrariar as pessoas. Entretanto, é infeliz, sente-se presa e sufocada. Em uma Eurotrip com sua melhor amiga, ela se vê assistindo a uma peça de Shakespeare no meio da rua, e então conhece Willem. De repente, ela quebra todas as regras e "foge" para passar 1 dia em Paris com ele, um completo desconhecido.

Cá entre nós, quem nunca passou uma noite incrível com um desconhecido, uma noite sem explicação, daquelas que tiram o fôlego e que você contará aos seus netos e se lembrará para sempre? Eu e minhas amigas já. Por isso, entre outras razões, esse livro mexeu tanto comigo.

É díficil explicar. Você nunca o viu antes, mas tem a certeza que foi a obra do destino o conhecer justo naquele momento, naquele dia. E ele te faz sentir viva, como você nunca se sentiu antes. E a noite é infinita, e vocês mais ainda.

É isso que Apenas um dia me lembrou.

Desses momentos em que a gente se sente jovem, invencível, capaz de conquistar qualquer coisa. Mas o mais legal não é tudo isso - o mais legal é que a história continua depois desse "um dia". Mostra a vida real: a espera, o não saber, a promessa dos dias e a esperança de reencontrar a pessoa. Você passa o livro inteiro torcendo pela Ally. Querendo que ela, desesperadamente, veja Willem novamente. Porque, se ela conseguir, significa que você também pode.

Mais que um balde de esperança, Apenas um dia me lembrou do motivo pelo qual eu escrevo. Me lembrou porque amo tanto isso. Porque esse sentimento é universal, e não há nada mais lindo do que se identificar 100% com um personagem, e se pegar imaginando: O que Ally faria no meu lugar?

Esse é um dos livros que você deseja ter escrito. Ou, no mínimo, deseja passar um dia inteiro num café com o autor para lhe agradecer por ter escrito algo tão bom e genuíno.

Apenas um dia é um livro de sacadas. Gayle Forman faz as analogias mais improváveis, como nutella e manchas x se apaixonar e estar apaixonada. Louco, né? Mas, ao ler, faz todo o sentido do MUNDO.
Leiam. Por favor!

Eu amei, amei, amei. Daqueles livros para reler a cada 6 meses!

"Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em um dia."

Nos encontre nas redes sociais:
 

You May Also Like

1 comentários

  1. Essa resenha me fez lembrar das nossas SPN e de tantos dias seguintes de intermináveis esperas...QUERO LER!

    ResponderExcluir