Resenha: Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

by - segunda-feira, junho 01, 2015

Para todos os garotos que já amei - Jenny Han



Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não confessaria a ninguém, pois revelam seus sentimentos mais profundos. Até que, um dia, essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários e, de uma hora para outra, a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Desde que vi a capa dos Estados unidos, já quis ler esse livro. Já li os outros livros da Jenny Han: O verão que mudou minha vida, Olho por olho e Dente por dente. Gostei de todos esse livros, a escrita de Jenny Han flui de maneira rápida e muito gostosa, nem percebemos quando chegamos ao fim do romance.

Em "Para todos os garotos que já amei" não foi diferente. Li o livro em algumas horas, pois precisava a todo custo saber o que aconteceria a seguir. 

Impossível não se identificar com a personagem Lara Jean. Quem nunca escreveu nada quando ficou com o coração quebrado? Eu sempre faço isso, talvez como uma forma de deixar para trás e dizer tudo aquilo que não foi possível. Claro que tais textos não costumam ver a luz do dia, pelo menos no meu caso. Quem será que recebe as cartas de Lara Jean? Como a personagem age após isso?

A relação dela e de suas irmãs é muito bonita. As três são super unidas, uma cuida da outra, sabe? Os garotos no romance são super cativantes, você se pega torcendo por cada um de uma maneira diferente. Todos os personagens são bem construídos, desde o pai de Lara até a sua melhor amiga. 

Um fato super legal e que é constante nos livros de Jenny Han é que suas personagens são sempre descendentes de coreanos, pois a própria autora é! É super diferente ver isso em livros, não é mesmo? Seria muito legal se mais escritores escrevessem resgatando as diversas características existentes no mundo, e não sempre bater na mesma tecla de garota loira ou morena. 

Para todos os garotos que já amei é um romance leve, divertido e muito fofo! Me identifiquei demais com a personagem, durante a leitura ia marcando minhas frases preferidas, e em vários momentos senti que Lara Jean ia falando comigo por meio dos diálogos e pensamentos. 

Separei algumas frases que gostei:

"O amor é assustador: ele muda, ele pode ir embora. Esse é o risco. Eu não quero mais ficar com medo."
"Talvez tenha sido por isso que você me beijou. Para ter controle mental sobre mim, para me fazer ver você desse jeito. Funcionou. Seu truquezinho funcionou. A partir daquele dia, eu passei a enxergar você. De perto, seu rosto não era exatamente bonito, mas angelical. Quantos garotos angelicais você já viu? Para mi, só havia um. Você. Acho que tem muito a ver com os seus cílios. Você tem cílios bem longos. Injustamente longos."  
"- Você só gosta de caras com quem não tem chancesporque tem medo. Do que você tem tanto medo?- Não tenho medo de nada.- Até parece. Você prefere criar uma versão idealizada de alguém na sua mente a ficar com a pessoa."
"Ela dá um passo na minha direção e eu dou um passo na direção dela e nos abraçamos, chorando, e o alívio que eu sinto é imensurável. Somos irmãs, e não há nada que ela ou eu possamos dizer oufazer que vá mudar isso."
"Esse é o momento em que me dou conta de que não o amo, que já tem um tempo que não o amo. Talvez nunca tenha amado. Porque ele está bem ali, à disposição. Eu poderia beijá-lo de novo, poderia tomá-lo para mim. Mas não quero. Quero outra pessoa. É estranho ter passado tanto tempo desejando uma coisa, uma pessoa, e de repente isso parar. "

Entrou para a lista das melhores leituras de 2015, e um dos romances queridinhos da estante!

Não sabia, mas o livro tem continuação! Mal posso esperar para ler, virei fã da Jenny Han. O segundo volume se chama "P.S: I still love you". Me apaixonei pela capa.




                                                                              Nos encontre nas redes sociais:
                                                                                   Facebook - Twitter - Instagram 



You May Also Like

7 comentários

  1. Eu soube desse livro pela Turnê Intrínseca e fiquei curiosa, ele ainda está na minha listinha de desejo e espero que, ao ler, eu goste e entre nos meus favoritos também!
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
  2. Oláa,
    Eu vi esse livro em vários blogs e achei bem interessante. Acho que irei me identificar com a protagonista. Não sabia que a autora usava essa característica para personagens, e eu achei bem legal e diferente. Concordo que deveriam escrever personagens com características diferentes, as vezes tem que variar, né?
    Beijos,

    Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vai se identificar, Ana. Assim que puder leia, você não vai se arrepender. Beijos!

      Excluir
  3. Eu li o livro, nossa, me apaixonei completamente, anciosa pela continuação, fiquei sabendo que vai ser prevista em media no primeiro semestre de 2016! Estou louca pra ler, otimo livro!

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro, nossa, me apaixonei completamente, anciosa pela continuação, fiquei sabendo que vai ser prevista em media no primeiro semestre de 2016! Estou louca pra ler, otimo livro!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir