Resenha: Eu te darei o sol

by - sábado, julho 11, 2015

Eu te darei o sol - Jandy Nelson




Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar. 






Já havia lido o outro livro da autora, O céu está em todo lugar, e curti bastante. Vocês podem ler a resenha AQUI.  Fiquei bastante animada com o novo lançamento da Editora Novo Conceito, Eu te darei o sol, pois também tenho uma irmã gêmea e adoro livros que tratam desse tema. 

Noah e Jude são bem diferentes. Noah é menino, gosta de desenhar e é muito apegado a sua mãe. Ele não tem amigos e todos da vizinhança o acham esquisito. Jude é menina, bonita, surfa e chama a atenção dos garotos por onde passa. Ela tem problemas com a mãe, e por isso vivem brigando. 

Como diz na sinopse de Eu te darei o sol, cada capítulo é narrado na mente de um dos irmãos. Uma grande tragédia acaba por distanciá-los. Jude narra o presente, com 16 anos, enquanto Noah nos conta o passado, quando eles tinham 13 anos. Vou confessar que não gostei da parte da Jude. Não me identifiquei com a personagem, e isso desmotivou muito minha leitura. Achei ela chata e egoísta. Já Noah é divertido, diferente e carrega o peso do mundo nos ombros. A parte dele era muito prazerosa de ler, ao contrário da irmã, que quase abandonei a leitura por isso. 

O que interrompeu o fluxo da narrativa foi o tamanho dos capítulos. Longos demais! Cerca de 60, 70 páginas. Isso torna a leitura muito cansativa. E houve uma cena que durou quase 20 páginas. Realmente, achei muito desnecessário para a leitura. Mas fiquei feliz de não ter abandonado o livro, pois é depois da metade de começa a ficar bom. Temos uma grande revelação que faz o livro valer a pena. E até mesmo os capítulos da Jude, com quem eu não simpatizava no começo da leitura, se tornaram divertidos de ler.

Acho que a mensagem mais importante que é passada no livro é que a família é nosso maior tesouro, mesmo com as nossas diferenças, brigas, e tudo o mais. Todos cometemos erros, isso é fato, mas o poder do perdão supera qualquer coisa, é isso é perceptível em Eu te darei o sol. Vejam o booktrailer:



Ah, e o livro vai virar filme! A Warner Bros. adquiriu os direitos de adaptação do livro. Quem serão os atores? Curiosos? Leiam o livro e conheçam a história!

Nos encontre nas redes sociais:

         Facebook Twitter - Instagram 

You May Also Like

1 comentários

  1. Oi Monique!

    Uma coisa que com certeza colocarei na minha resenha: o tamanho exagerado dos capítulos. Fico feliz de saber que isso não incomodou só a mim. Pensei em desistir da leitura só por isso, pois acabou que eu procrastinei demais. Ainda bem que não desisti, assim com você comecei a gostar bem mais do livro da metade para frente. Acabei tirando uma estrelinha só dele, e só por causa dessa coisa dos capítulos.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir