Resenha: Não pare!

by - terça-feira, julho 21, 2015

Não pare! - FML Pepper

Sinopse: Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte? Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude. Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina! Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados? Seria a Morte sua companheira para toda a vida? É chegada a hora da verdade.

Há muito tempo estava curiosa para ler esse livro. Nas redes sociais ele aparece o tempo todo, perceberam? Desde que a Editora Valentina anunciou que iria publicar a trilogia Não pare!, de FML Pepper, o livro não saiu mais da mídia. A trilogia estava disponível na Amazon, e por muito tempo ficou entre os mais vendidos. Como FML Pepper é uma autora nacional, me sinto na responsabilidade de divulgar seu trabalho e tentar ajudar ao máximo para ela conseguir ter mais sucesso! Para isso, vamos à resenha!

Nina Scott vive às fugas com sua mãe, Stela. As duas já viveram em vários países, e por isso Nina fala muitas línguas e conhece diversos lugares. Por alguma razão misteriosa, Stela sempre parece omitir algo de sua filha, que sempre se mete em algum tipo de catástrofe. Mas é somente quando elas se mudam para NY que Nina parece chegar mais perto de respostas, e a partir daí temos grandes acontecimentos e descobertas. 

Primeiramente gostaria de ressaltar alguns fatos que chamaram minha atenção durante a leitura. Ok, a autora optou por usar nomes estrangeiros e trabalhar personagens "não-brasileiros", e ao fazer isso é preciso de muito cuidado. Por exemplo, tem uma parte em que ela chama a mãe dela de "Dona Stela", o que na hora remete a alguém brasileiro. São pequenos detalhes que fazer a trama perder um pouco da verossimilhança, mas ok. Um dos personagens chama Nina de Tesouro. Também me incomodou, sabem, soou um pouco estranho para mim, que normalmente não percebo tais apelidos em livros com personagens estrangeiros.

Como primeiro livro da autora, sinto que ainda falta trabalhar pontos importantes na narrativa, como os - tão importantes - diálogos. Acho que faltou um pouco mais de realidade. Pareciam um pouco forçados em algumas horas. Há muitas informações no livro, e em algumas partes senti que a autora quis explicar tudo com um diálogo somente, o que acabou prejudicando um pouco o ritmo do diálogo. Me perdi em algumas cenas porque tudo aconteceu rápido demais, porém nada que atrapalhasse a história como um todo. Em uma entrevista que fiz com Kami Garcia, autora de Dezesseis Luas, ela deu uma boa dica para autores: sempre ler em voz alta os diálogos, isso os torna mais reais, mais próximos da nossa vida e do modo como falamos no dia a dia.

A reviravolta, entretanto, que há no meio da história surpreende, e muito! Nada é o que parece, e por criar esse enredo dou pontos para a autora! Outra coisa muito positiva é a fluidez do livro. Em 2 dias consegui completar a leitura, a narrativa não cansa, te prende e você sente a necessidade de continuar lendo até descobrir todos os mistérios por si só.  

Os capítulos são bem dinâmicos também, não é uma leitura pesada, e a autora sempre deixava aquele gostinho de suspense no final de cada um, o que só deixa o livro ainda mais difícil de largar!

A capa do livro está maravilhosa, bem apelativa e com certeza chama bastante atenção. Foi a talentosa Marina Ávila que fez, então não poderia ser diferente, né? 

Claro que vou ler todos os outros livros da trilogia, quero saber como a história de Nina terminará!

Se falo tudo isso é porque torço demais pelo sucesso dessa autora! Tenho certeza que essas críticas irão ajudá-la muito em todo processo dos novos livros, e é claro que vou acompanhar de perto para continuar conhecendo suas obras. FML Pepper, parabéns pela sua conquista, você ajudou muitos autores ao se lançar de maneira tão extraordinária na Amazon. 

Vejam as capas do segundo e terceiro volume:



 Quem aí vai ler?

Nos encontre nas redes sociais:

         Facebook Twitter - Instagram 



You May Also Like

8 comentários

  1. Pela resenha fiquei com vontade de conhecer essa história! Claro que alguns deslizes acabam acontecendo, ainda mais numa primeira escrita, mas isso melhora com o tempo!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Monique. Este livro foi bem comentado pelas redes sociais e achei as suas críticas super válidas. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Vanessa, tá todo mundo falando dele nas redes sociais. Quando tiver a chance, leia!

      Beijos!

      Excluir
  3. Amei a capa, acreditam que eu ainda não conhecia esse livro? Mas me deu bastante vontade de ler pela resenha e sinopse!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá Monique,
    Gostei muito da sua resenha.
    Conheci essa autora em um evento que fui e, quando ela apresentou a história, pareceu ser muito boa. Acredito que todas essas críticas que você fez são válidas e podem tornar a história ainda melhor.
    Quero ler esse livro para emitir minha opinião com certeza :)
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto o livro nas redes sociais, mas não tinha me interessado por não ser muito o meu estilo, mas depois de ler a resenha admito que me chamou bastante atenção.
    Parabéns por me fazer ler mais um livro que não é do meu estilo comum de leitura :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu já comentei em vários blogs e até no skoob o quanto eu quero ler esse livro. hahahaha Só não pude comprá-lo ainda, mas estamos aí desejando. hahaha

    Amei o blog. Seguindo!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir