Resenha: Lugares escuros

by - sábado, agosto 01, 2015

Lugares escuros - Gillian Flynn 


Sinopse: Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua. Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos? Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.


Já virei fã de Gillian Flynn, e isso é fato. A autora me faz gostar ainda mais de thrillers, e sabe enganar e brincar com o leitor como ninguém. Já li Garota exemplar (confiram a resenha aqui) e AMEI. Estava doida pra ler Lugares Escuros. O livro já virou filme e Libby, a personagem principal, é interpretada por ninguém menos que Charlize Theron! 

Lugares escuros conta a história da infortunada família Day. Em uma noite sinistra, a mãe e duas irmãs são assassinadas. Ben, o irmão mais velho, é o principal suspeito. E a pequena Libby é a única que consegue fugir. Anos depois, um grupo viciado nos maiores assassinatos do país procura Libby, tentando convencê-la de que Ben é inocente. 

Vamos falar sobre a personagem, Libby. Que garota! Você fica em dúvida se gosta dela ou não. Ela não é nada "simpática", por assim dizer, e em momento nenhum tenta conquistar o leitor. É uma garota perturbada, que carrega consigo depois de 24 anos traços de um comportamento perturbador. Mas também, imagine ver sua família inteira ser assassinada em frente a seus olhos, e saber que seu próprio irmão é o principal suspeito. A construção do caráter do personagem é uma das coisas mais importantes num livro para gerar a verossimilhança da história, e nisso Gillian Flynn tira de letra.

Nos anos 1980, os cultos satânicos eram muito comuns na época. Gillian Flynn explorou esse tema como nenhum outro autor que eu tenha lido. Ela uniu um tema super polêmico em um dos assassinatos mais famosos do país. Há algumas cenas fortes no livro, como sacrifícios de animais. 

O que eu achei demais para prender a atenção do leitor é que os capítulos são alternados, ora na mente de Libby no presente, ora no passado na mente de Ben e Patty (mãe deles). E a cada capítulo novo você pensa: arrá, é esse o assassino, e vem o próximo e você fica em dúvida. Praticamente chega a duvidar de todos os personagens do livro, o que eu acho fenomenal para um thriller! Eu que sempre adivinho quem o assassino é antes de chegar ao final, fiquei com uma pulga atrás da orelha por não conseguir adivinhar em Lugares escuros.

Ben é outro personagem que ficamos sem entender. Bizarro, peculiar e louco, desde pequeno demonstra sinais de violência e maldade. Aliás, a família toda dos Day - como é mencionado no livro - tem uma certa maldade dentro deles. E realmente, sangue de família é o sangue mais forte que existe, e por mais que a gente queira às vezes não conseguimos nos desprender disso. 







Nos encontre nas redes sociais:
         Facebook Twitter - Instagram 

You May Also Like

14 comentários

  1. Sério que a autora aborda os cultos??? Gente, preciso desse livro! Todo o mistério me deixou agoniada, parece diferente de Garota Exemplar, embora tenha os mesmos toques de ser algo psico. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "No Mundo da Luna" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, parece ser ótimo esse livro.
    beijos

    blog: http://manguitarosa.blogspot.com.br/
    Instagram: https://instagram.com/manguitarosablog

    ResponderExcluir
  3. Depois que li Garota Exemplar, fiquei com muita vontade de ler outros livros dela. Ainda não tive a oportunidade, mas quero ler todos os livros dessa mulher hahahaha! Gosto de thrillers, e gosto principalmente porque, pelo jeito que você falou na resenha, ela consegue abordar muito todas as faces de seus personagens. Gosto de livros assim, sabe? Tenho muita vontade de ler Lugares Escuros principalmente por causa do livro, e agora tô com mais vontade ainda!
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Meninas!
    Quando lançou o livro Garota Exemplar e teve todo aquele BOOM em cima dele, eu sinceramente não me interessei. Pensei que era uma história clichê. Mas quando lançou o filme e eu acabei vendo alguns spoilers... Me arrependi amargamente de não ter lido!
    Agora Lugares Escuros eu faço QUESTÃO de ler! Tenho que ler antes de acabar pegando spoiler, haha. Sinto que preciso conhecer a escrita dessa autora, e o gênero literário também, porque nunca li nada do tipo.

    Um abraço,
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha, não conhecia o livro!!
    Amei o seu blog,tanto que já sigo o seu blog, se puder retribua?
    Meu instagran: @luanacarvalhoi, te retribuo lá!
    Meu blog: http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha Monique, ainda não li nada dessa autora, mas esse livro e o Garota exemplar que também citou parecem ótimas escolhas, vou querer ler depois. Obrigada pela dica!
    Boa semana!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannafonseca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou muito fã de thrillers, mas confesso que fiquei muita curiosa com relação à Garota Exemplar. Ainda não li e nem assisti, mas ouvi os comentários das pessoas dizendo que é muito bom. Preciso conhecer.
    E com relação a Lugares Escuros, sua resenha também conseguiu me deixar curiosa haha

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li e nem vi Garota exemplar, mas acho que deve ser bom.
    Não sei se eu leria, eu confesso que sou mais de ver filmes nessa temática.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  9. Eu também me apaixonei pela escrita da Flyn por causa de Garota Exemplar e agora quero ler mais coisas dela!
    Ela sabe enganar direitinho, me lembra um pouco Agatha Christie, só que de um jeito diferente. haha

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  10. Me parece um ótimo livro Monique a sinopse é muito interesante e me deixou curiosa para saber mais detalhes de tudo o que aconteceu!
    Bjs
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. adorei a resenha, vou ler esse livro bjs : )

    http://lanibelezafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Wow great blog, thanks foe sharing:) Do you want to support each other’s blog by following each other?:) Please let me know if you’s like to so I can follow you right back x

    kisses
    http://www.theclosetelf.com

    ResponderExcluir
  13. Resenha e livro ótimo amei
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Uau, o livro parece incrivel..
    Fiquei curiosa para saber mais sobre a história..Quero comprar para ler :D

    Beijinhoss, Lah
    www.afeminina.com.br

    ResponderExcluir