Resenha: Os filhos de Anansi

by - segunda-feira, setembro 14, 2015

Os Filhos de Anansi - Neil Gaiman



Sinopse: Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. A pedido da noiva, ele concorda em convidar o pai para seu casamento e fazer uma tentativa de reaproximação, já que há vinte anos os dois não se falam. Enquanto isso, no palco de um karaokê na Flórida, o pai de Charlie tem um ataque cardíaco fulminante. A viagem de Charlie até os Estados Unidos para o funeral acaba se tornando a jornada de uma nova vida. Charlie não tinha ideia de que o pai era um deus. Menos ainda de que ele próprio tinha um irmão. Agora sua vida vai ficar mais interessante... e bem mais perigosa. Embrenhando-se no território de lendas e deuses pagãos, a poderosa narrativa de Neil Gaiman leva o leitor a mergulhar nessa história fantástica e bem-humorada sobre relações familiares, profecias terríveis, divindades vingativas e aves muito malignas.





Sou super fã de Neil Gaiman. Ele me conquistou desde Stardust - o mistério a estrela, e vem conquistando com O oceano no fim do caminho e Faça boa arte

Publicado pela editora Intrínseca, Os Filhos de Anansi é um livro um tanto quanto... peculiar. À princípio, você pensa estar lendo um livro comum, onde um filho narra sua infância e conta momentos em que seu pai o envergonhou. Eu estava até achando um livro "normal" para os padrões Neil Gaiman, até ler mais um tanto de páginas e descobrir que o pai e Charlie Nancy é nada mais que um deus chamado Anansi, responsável por todas as canções e histórias do mundo. 

Em vários momentos do livro fiquei com uma estranheza, era para ser uma história sobre o enterro do pai de um homem, e de repente criaturas mágicas invadem Londres e tudo vira uma loucura só. Charlie Nancy, ou Fat Charlie (apelido que o personagem odeia, mas que todas as pessoas ao seu redor amam chamá-lo), sente muita raiva do pai, porque em toda sua vida passou vergonha por causa dele, como quando ele foi o único na escolha a aparecer fantasiado de presidente dos Estados Unidos. 

A história se desenrola de maneira mais louca ainda, com ataque de pássaros, visitas a outras dimensões, fantasmas tentando resolver mistérios e por aí vai. Confesso que não foi meu livro preferido do Neil, mas como Os filhos de Anansi também carrega um lado policial, ganhou muitos pontos comigo. Adoro livros fantásticos, mas nessa história em particular acredito que ficou muito forçado, parece que as duas coisas não combinaram, sabem?

Porém a leitura é muito agradável, tem um ritmo que flui e te envolve. O final me agradou bastante, assim como os personagens secundários, que chegaram a me cativar mais que o principal. 

Pesquisando na Internet, vi que havia várias versões do livro, e que essa publicada pela editora Intrínseca é a mais recente.


Particularmente acho a da Intrínseca a mais bonita de todas. E vocês?

Nos encontre nas redes sociais:
         Facebook Twitter - Instagram 



You May Also Like

2 comentários

  1. Olá,
    Nunca li nada do autor, o que é triste e lamentável, mal posso esperar para poder ler alguma obra dele, que é tão bem comentado <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia que esse tinha sido lançado, adoro o autor, girls! Stardust é muito bom também!
    Beijooos

    ResponderExcluir