Resenha: Confissões On-line

by - quinta-feira, outubro 01, 2015



Sinopse: Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Agora, Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio. Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog "Marinando". Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser a protagonista novamente.



Mais um nacional para a listinha de leituras. Confissões On-line, escrito pela Iris Figueiredo, foi lançado em 2013 pela editora Generale, mas somente essa semana tive a chance de ler. Sábado teve evento de lançamento na livraria Cultura do Confissões On-line 2, e aí eu e a Mô aproveitamos para comprar os 2 volumes e, é claro, dar um abraço na Iris.


Confissões On-line conta a história de Mariana Prudente. Ela está no último ano do vestibular, e por isso seu coração está a mil por hora. Além de ser o ano mais estressante de todo ensino médio, Mariana ainda tem que lidar com o fato de sua melhor amiga Carina estar em outra escola, e de que ninguém dos seus antigos amigos está falando com ela. Para escapar dessa maré de azar, Mariana decide criar um vlog, onde posta desabafos e vídeos engraçados sobre os surtos de sua irmã Melissa, que esta prestes a casar. O que Mariana não esperava era que os vídeos se tornassem virais.

Mariana é uma personagem fácil de se identificar. Ela é como qualquer adolescente no último ano do ensino médio - busca sua identidade e se sente perdida diversas vezes por ter que escolher tão cedo uma profissão. Em meio a tudo isso, ainda precisa disputar a atenção dos pais com a irmã, que vai se casar e está surtando haha. Arthur, que a ajuda no momento em que ela mais precisa, é um cara muito legal e respeitador, apesar de ser alguns anos mais velho que ela. O romance acontece na hora e na dose certa. E é isso que eu sinto mais falta nesses romances atuais. Normalmente a personagem vê o garoto uma vez e já se apaixona, acho isso ridículo e sem sentido, pois não há uma construção verdadeira de sentimento. Parece que cada vez mais os autores têm vontade de apressar o romance, como se isso fosse fazer os leitores não largarem o livro, e acontece exatamente o oposto.

Acho ótimo as editoras estarem dando espaço para autores nacionais, e fiquei muito animada ao ler Confissões On-line. Apesar de a leitura demorar um pouco para "pegar no tranco", ou seja, para ter um acontecimento que nos faça querer continuar a leitura, Iris Figueiredo construiu uma história redondinha, citando temas muitos comuns à adolescência, como fim de namoro, distúrbios alimentares, fim de amizades, bullying, surtos por bandas, pressão dos pais no vestibular, etc. Principalmente para quem é adolescente e busca uma identidade, acho fantástico esse tipo de literatura que não somente distrai, mas também "ensina" e mostra que, se a personagem sobreviveu, você também pode. E tudo isso de forma muito leve e divertida. 

Estou com o segundo volume e último (segundo a Iris) da saga Confissões, e como o final do primeiro deixou brechas, estou muito curiosa para descobrir o que acontecerá com Mariana e seus amigos. 

Vocês já leram? Querem ler? Contem nos comentários!

Nos encontre nas redes sociais:
         Facebook Twitter - Instagram 



You May Also Like

7 comentários

  1. Já ouvi sobre esse livro , mas , não sei onde ...
    Parece ser bem interessante o livro ! Leituras leves sempre rendem boas histórias .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Monique.
    Ainda bem que você leu só agora porque se não eu nunca ira ouvir falar desse livro hehe. Me interessei bastante. Adoro livros assim e a capa também está linda. Assim que der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece bem legal viu?
    Boa noite pra vc!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Aah que fofo, já pela resenha eu adorei o livro, é bem daqueles que a gente simpatiza por nos sentirmos no lugar da personagem sem grandes dificuldades, é uma realidade bem próxima :)

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Apenas um dia", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu não conhecia esse livro, gostei da resenha pois pelo que li nela parece ser bem envolvente o livro
    e que capa linda essa, legal ver que os autores Nacionais estão tendo bastante espaço.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não é exatamente o livro que mais me chama a atenção e que em prende na história, mas creio que seja uma história super divertida, não é mesmo?! A capa também não apoia muito, mas disso não adianta muito. Levanto em consideração o conteúdo, tenho certeza que o livro deve ser bem legal!
    Beijinhos ! <3
    http://vorazesleitoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. A sinopse me atraiu e mesmo querendo dar um tempo em livros young adults não consegui resistir, tenho que ler esse livro! Adorei a resenha *-*
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir