Resenha: Para continuar - Felipe Colbert

by - sexta-feira, outubro 02, 2015



Sinopse: Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso. Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade. A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento. O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.
Mais uma resenha nacional aqui no blog. Hoje é a vez de falarmos sobre o livro Para continuar, do autor Felipe Colbert.

A narrativa se alterna em primeira pessoa (nas cenas do Leonardo) e terceira pessoa (cenas de Ayako e Ho), e é muito bem construída, a escrita de Felipe é muito coesa, e a estrutura do texto impressiona.

Apesar de sua doença, Leonardo não é um personagem chato, que faz drama de tudo a sua volta. Pelo contrário, ele tenta viver sua vida como se não tivesse um problema no coração, faz o possível e impossível para estar perto de Ayako, mesmo que isso signifique arriscar sua própria vida.

Ayako é uma personagem delicada, querida e muito especial. Ela foi a personagem que mais gostei no livro todo, pois suas ações condizem com quem ela é. Ayako é o tipo de pessoa que faz de tudo para deixar todo mundo a sua volta bem e feliz. 

Os personagens secundários são fundamentais, e a maioria deles dão um ar cômico à história, principalmente o melhor amigo de Leonardo, o Penken. Pena que depois ele toma uma atitude que me fez desgostar dele. Não vou contar o que houve para não soltar spoiler. 

 O autor explorou muito bem a cultura japonesa no bairro Liberdade, em São Paulo. Gostei bastante de conhecer mais sobre essa cultura, e encontrar isso em um romance nacional é mais emocionante ainda. Já visitei esse bairro, e é tão legal quando encontramos lugares que conhecemos descritos em livros, né? Isso gera uma proximidade muito grande. 

O único ponto negativo da obra que me incomodou foi a maneira de como Leo e Ayako se apaixonaram, foi tudo muito rápido. Ele a vê apenas uma vez e fica totalmente cismado com isso, e quando a encontra novamente ele a segue para descobrir onde trabalha/mora. Mas, apesar disso, Felipe conseguiu conduzir a trama muito bem, inserindo cenas de ação, romance e drama na proporção certa. 

O mistério sobre as luminárias é outro elemento interessante na história, porém não ficou muito claro para mim a razão de elas estarem lá, como tudo começou, etc. 

Para Continuar possui capítulos curtos, com uma linguagem simples e um ritmo de leitura muito rápido. Você lê 40 páginas e nem percebe! Gosto de livros assim, você termina em um instante.

Por fim, a capa do romance é maravilhosa e tem tudo a ver com a história. 

Saiba mais sobre o autor: "Nasci no Rio de Janeiro. Além de escritor, sou palestrante, coach literário e editor da Novo Conceito. Possuo trabalhos publica- dos no Brasil e na Europa. Iniciei minha carreira escrevendo thrillers vencedores de prêmios. Já idealizei projetos literários que beneficiaram dezenas de autores com a aplicação de técnicas internacionais de estruturação de romances. Um dos meus livros chegou a ficar por 10 dias consecutivos na lista geral de mais vendidos da maior livraria do Brasil e alcançou o 17° lugar entre romances nacionais e internacionais. “Belleville” foi o romance nacional mais vendido no estande da editora na Bienal do Livro de 2014, sendo matéria da Veja. “Para Continuar” é meu livro mais recente. Moro na cidade de São Paulo."


Nos encontre nas redes sociais:





You May Also Like

5 comentários

  1. Leonardo stalker hahhahaha
    Só ando lendo resenhas boas desse livro mas, não sei porquê não me empolgo tanto para lê-lo. Devo ter probleminhas
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Já vi várias resenhas maravilhosas sobre esse livro e a cada resenha fico mais curiosa pra saber sobre a história, apesar da história poder acabar em tragédia (meio que ando evitando livros trágicos D:). Gostei bastante da resenha e fiquei louca pra conhecer a Ayako :D
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  3. Oie Monica =)

    Ainda não li nada do Felipe, mas sempre vejo resenhas maravilhosas dos livros dele. Estou bem curiosa para ler esse livro, e espero gostar tanto como estou vendo o pessoal gostar ^^
    Ótima resenha!

    Beijos e um bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas,
    Queria ler esse livro, parece ser bonito.
    Minha prima adorou o outro livro do autor.
    A capa é linda ♥

    tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!
    O que mais me deixou curiosa para ler esse livro foi na parte da resenha que você falou sobre o bairro da Liberdade. Sou apaixonada por lá e passei um bom tempo da minha infância até a adolescência percorrendo as ruas e visitando lojas, bisbilhotando bujigangas, e comendo nos maravilhosos restaurantes de lá. A história parece ser realmente bonita, vou certamente colocar na minha lista de livros para serem lidos!
    Beijos,

    Mary

    ResponderExcluir