Resenha: Pílulas Azuis - Frederik Peeters

by - quinta-feira, outubro 08, 2015



Sinopse: Nesta narrativa gráfica pessoal e de rara pureza, por meio de um roteiro simples e de temas universais (o amor, a morte), Frederik Peeters conta sobre seu encontro e sua história com Cati, envolvendo o vírus ignóbil que entra em cena e muda tudo, e todas as emoções contraditórias que ele tem de aprender a gerenciar: amor, raiva, compaixão. Pílulas azuis nos permite acompanhar, sem nenhum vestígio de sentimentalismo, através de um prisma raramente (senão nunca) abordado, o cotidiano de uma relação cingida pelo HIV, sem deixar de lançar algumas verdades duras e surpreendentes sobre o assunto. Apesar da seriedade do tema, Pílulas azuis é uma obra cheia de leveza e humor. Não é à toa que é considerada por muitos a obra-prima de Frederik Peeters. Uma das mais belas histórias de amor já publicadas.






Recebemos da editora Nemo o livro Pílulas Azuis, do Frederik Peeters. Nunca havia lido uma graphic novel, e fiquei muito, muito feliz de Pílulas Azuis ter sido meu primeiro!

Pílulas Azuis é um livro autobiográfico. Nele, o próprio Federik se coloca como personagem e conta a história de como conheceu Cati, seu verdadeiro amor e esposa. Desde como se conheceram, até encontros e desencontros até que finalmente puderam ficar juntos. Isso me faz pensar na aleatoriedade da vida, e de como nada, nada mesmo é por acaso. 
Gente, a história de Pílulas Azuis é linda DEMAIS! Em várias cenas me peguei com a garganta travada, com vontade de chorar. A narrativa, misturada com os desenhos, é incrível, profunda e trata de um tema que é pouco abordado nos livros YA que lemos: o vírus HIV. É uma doença triste, e muuuuita gente tem um tremendo preconceito com as pessoas que carregam esse vírus no corpo. Há várias falas no livro que fazem a gente pensar, pensar e continuar pensando por dias. 
Os personagens secundários, como Cati e seu bebê, dão ao livro uma atmosfera que envolve o leitor no momento em que entra em contato com eles. Amei o livro, amei a temática diferente, e amei ainda mais por ser uma história verdadeira. Acho que isso dá outra cara para o livro, a gente lê com mais entusiasmo, porque nada toca mais do que histórias reais, né?
Não conhecia o autor, mas agora virei fã mesmo. É um daqueles livros que a gente fica na cabeça para sempre. E o final, entãaaao? De chorar mesmo! Acho que os autores deveriam abordar mais o vírus HIV em suas obras, com certeza seriam um sucesso. Além do mais, ajudaria as pessoas que têm essa doença a se sentirem menos solitárias, pois saberiam que no mundo existe alguém que as apoia e compreende.

Nos encontre nas redes sociais:
         Facebook Twitter - Instagram 



You May Also Like

7 comentários

  1. Parece ser um livro forte, bonito e que gera muita repercussão. Certamente uma obra que eu vou querer ler.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo.
    Faz um tempo que estou namorando esse livro, pretendo ler em breve :D
    Uma hq autobiográfica e linda também é Retalhos.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser demaaaaais!!! Agora quero muito comprar, fiquei na vontade :(
    Beijos!!
    http://www.contandoumpouco.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aaaah que fofo! Tão romântico da parte dele escrever um livro mostrando como conheceu a esposa *-* as coisas na vida sempre tem um propósito mesmo

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Uma história de amor e TOC", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa título, mas curti a resenha! Bjs

    www.blogdatatah.com

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi tanto sobre esse livro e posso afirmar que a maioria dos comentarios são positivos, mas acho que não estou na epoca de ler historia que vão fazer eu chorar.
    Amei a resenha!
    beijão
    http://www.leituraseloucuras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha lido uma graphic novel? Então já perdeu muita coisa boa... Procure se informar sobre os títulos e corra atrás! De inicio, te recomendo Habibi! ;)

    ResponderExcluir