Resenha: João e Maria - Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti

by - terça-feira, novembro 10, 2015

Sinopse: O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria. Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.





Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti lembram o horror e o fascínio que sentiram quando leram João e Maria, dos irmãos Grimm. Agora, escritor e ilustrador se unem nesta brilhante releitura de um dos maiores clássicos de todos os tempos. Seja forte, corajoso e prepare-se: Gaiman e Mattotti vão levar você para um passeio nas profundezas da floresta.

Em toda a vida, me deparei com várias versões da história de João e Maria (Hansel e Gretel, no conto original dos irmãos Grimm). Uma mais assustadoras, outras tão bobinhas que não despertam a curiosidade. Graças à uma matéria de Literatura Infanto Juvenil que tive ano passado na UFPR, pude conhecer um pouco mais sobre esses contos com diferentes versões. 

João e Maria, na versão de Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti, é uma mistura de terror, melancolia e superação. Os desenhos são super sombrios, pretos, quase nada se vê neles. Representam o horror e o medo de duas crianças que, devido à guerra e à fome, foram abandonadas pelo próprio pai. 


A mãe das crianças é muito má nessa versão de João e Maria. Quer, a todo custo, que o marido largue as crianças na parte mais longe e mais sombria da floresta. 
Gosto muito da maneira que Neil Gaiman escreve. É assustador no ponto certo, e muito, muito tocante. Até mesmo engraçada. Foi uma das versões que mais gostei de ler. 



Sou apaixonada por contos infantis e, apesar de João e Maria não ser o meu conto favorito, gostei muito da leitura, e acredito que as crianças também vão adorar! A diagramação do livro está impecável, linda demais!

Já conheciam a nova versão? O que acharam?



Nos encontre nas redes sociais:

         Facebook Twitter - Instagram 

You May Also Like

7 comentários

  1. Sou apaixonada por género de livros, esse ainda não li, mas tenho que ler, pela resenha, deve ser maravilhoso!

    Beijinhos ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique,

    Adoro o autor e quero muito ler esse livro. Só tenho lido resenhas positivas, espero ler em breve.

    Beijos!

    P.S: Houve algumas mudanças no meu blog, mudei nome, mudei a aparência... Tô numa fase de mudanças. The Nice Age agora é Devaneios de uma Cindy, tornei algo mais pessoal. Vou fazer um post explicando tudinho, mas por enquanto tô na correria, ajeita aqui e ali.

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E não é só você, eu também adoro livros infantis assim *--* Adoraria poder lê-lo imediatamente, mas infelizmente meu tempo de sobra não contribui :/
    Gostei muito da sua resenha do livro, ficou convincente!

    Beijos <3
    http://vorazesleitoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei o livro!
    As ilustrações são lindas!
    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/como-enviar-videos-do-facebook-no-whatsapp.html

    ResponderExcluir
  5. Tenho vários livros do Neil e esse parece excelente! Gostaria muito de ler, amo o trabalho dele
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir