Resenha: Mosquitolândia - David Anorld

by - segunda-feira, novembro 02, 2015

Sinopse: Após o inesperado divórcio dos pais, Mim Malone é arrastada de sua casa em Ohio para o árido Mississippi, onde passa a morar com o pai e a madrasta e a ser medicada contra a própria vontade. Porém, antes mesmo de a poeira da mudança baixar, ela descobre que a mãe está doente. Mim foge de sua nova vida e embarca em um ônibus com destino a seu verdadeiro lugar, o lar de sua mãe, e acaba encontrando alguns companheiros de viagem muito interessantes pelo caminho. Quando a jornada de mais de mil quilômetros toma rumos inesperados, ela precisa confrontar os próprios demônios e redefinir seus conceitos de amor, lealdade e sanidade. Com uma narrativa caleidoscópica e inesquecível, “Mosquitolândia” é uma odisseia contemporânea, uma história sobre as dificuldades do dia a dia e o que fazemos para enfrentá-las.










"Meu nome é Mary Iris Malone, e eu não estou nada bem."

Eu adoro livros que envolvam road trips, são sempre interessantes, repletos de aventuras e muitas descobertas. E Mosquitolândia não foi diferente.

Mim é uma personagem redonda e multifacetada, demoramos muitas páginas para descobrir tudo sobre ela e sobre os segredos de sua vida. Achei Mim muito interessante, ela não é uma garota comum. Ela é irônica, forte, e embarca sozinha em uma aventura. Às vezes suas ações surpreendem o leitor, mas acho que o autor fez isso propositalmente para ir mostrando a personalidade dela.

Os amigos que Mim vai fazendo ao longo da narrativa são divertidíssimos, fazem a história fluir muito mais rápido do que no começo, quando ela estava sozinha. Ao conhecer outras pessoas, Mim vai conhecendo a si mesma, e ao se distanciar de casa ela vai enxergando coisas que não podia perceber quando estava lá.

Acho muito interessante esses livros que mudam a maneira do personagem ver a vida e as pessoas ao seu redor. A viagem muda Mim, assim como as pessoas que a conheceram em sua aventura. 

Mim vai escrevendo cartas do longo da história, e é muito legal descobrir - no final - para quem são as cartas. Em cada capítulo vamos conhecendo mais sobre a família disfuncional da personagem, e porque ela é do jeito que é. Mosquitolândia trata de temas como depressão, divórcio, relação com a família, mas sem deixar a leitura pesada e densa. Apesar disso é um livro profundo, repleto de indagações sobre a vida e o funcionamento da mente do ser humano.

A única coisa que achei que ficou faltando foi o autor explicar mais sobre a mãe de Mim, achei que mais cenas e diálogos poderiam ter sido inseridos, pois foi uma coisa que esperamos a viagem toda. Achei que ficou meio vago. Apesar de ter lido algumas resenhas falando que o ritmo do livro é lento, devo discordar. Li o livro bem rápido, a escrita é fácil e a narrativa flui. Gostei da obra de David Anorld, mas esperava algo mais leve como "Cidades de papel". Acho que esperava um pouco mais do livro, mas mesmo assim gostei da leitura e indico.


Nos encontre nas redes sociais:


You May Also Like

6 comentários

  1. Oii Monica, tudo bom?

    Eu nunca havia lido uma resenha sobre esse livro e confesso que não sabia nem sobre o que se tratava. Amo livros de road trips, já li um que me encantou (Amy & Roger da autora Morgan Matson).
    Achei esse livro interessante e acho que vou ver se há por aqui à venda

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi :)
    Olha, eu já li esse livro e gostei bastante. Inclusive fiz resenha lá no blog. Não havia pensando nessa parte sobre a mãe da Mim, mas acho que no fim das contas não fez diferença, continua sendo um livro incrível né?
    Beijos.

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
  3. Own, comprei esse livro e ainda não li! Estou bem ansiosa, pelo que ouvi falar acho que vou gostar bastante da Mim. Ela parece ser uma personagem forte e meio esquisita, adoro isso! Tomara que a leitura flua bem para mim também :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  4. Ooi! :))

    Adoro livros que conseguem tratar de assuntos profundos sem deixar a leitura muito pesada e lenta; são as melhores leituras! Um dia quero arranjar tempo pra ler esse livro, me deixou bastante curioso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    Quero muito ler esse livro. Todo mundo falando muito bem dele! Adorei sua resenha, fiquei ainda com mais vontade de ler. Pretendo lê-lo em breve.

    Beijos!

    P.S: Houve algumas mudanças no meu blog, mudei nome, mudei a aparência… Tô numa fase de mudanças. The Nice Age agora é Devaneios de uma Cindy, tornei algo mais pessoal. Vou fazer um post explicando tudinho, mas por enquanto tô na correria, ajeita aqui e ali.

    Cintia
    http://www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Poxa, que blog super fofo!
    Adorei tudinho, sério!
    Tenho muita vontade de ler esse livro!
    Beijos
    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir