Resenha: Simon vs a agenda homo sapiens

by - quarta-feira, março 09, 2016


Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. 
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.







Simon vs a agenda homo sapiens conta a história de Simon, um garoto gay que troca emails com um jovem chamado Blue, mas nenhum sabe a real identidade do outro, pois usam nomes falsos, apenas sabem que estudam na mesma escola. Tudo muda na vida de Simon quando Martin, um nerd da escola, vê essa troca de emails e começa a chantagear o personagem principal.

A autora Becky Albertalli soube abordar muito bem todos os problemas existentes na adolescência e ensino médio como amizade, primeiro amor, identidade e formação da personalidade. Simon é um personagem divertido, louco e engraçado. É o tipo de personagem que queremos ter como melhor amigo. Todo o seu drama, sua história e seus segredos cativam o leitor. Durante a leitura eu ficava tentando adivinhar quem era Blue, e no final me surpreendi muito quando descobri. Jamais esperava, então ponto positivo para  a autora! Gosto muito quando o livro me deixa surpresa, e Simon vs a agenda homo sapiens fez isso. 

Todos os personagens são divertidos e também muito reais. Os conflitos que existem são muito bem construídos e fáceis de se relacionar. Gostei até mesmo do Martin, que passa o livro todo chantageando Simon, mas no fundo dá para perceber que ele só quer fazer amigos e arrumar uma namorada. 

Os e-mails trocados entre Simon e Blue são muito cativantes também, repletos de expectativas, exatamente como na vida real. Toda aquela emoção de início de relacionamento, falar as palavras certas, contar histórias sobre si mesmo... Não há como não se identificar.

Simon vs a agenda homo sapiens é uma leitura leve, você lê 50 páginas fácil, e sem perceber já está no fim do livro. Se você gosta dos livros do David Levithan, não pode deixar de ler Simon vs a agenda homo sapiens, uma narrativa rica em primeiras experiências, focando no mundo adolescente, na dificuldade em sair do armário para a sociedade e no bullying. Um livro com muito bom humor, positivo, divertido e emocionante!

Nos encontre nas redes sociais:

You May Also Like

11 comentários

  1. Oi, tudo bem? Não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou curiosa para lê-lo. Ah, e seu blog é uma fofura!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas de cara achei a capa bem (não sei bem que palavra usar) "enigmática" talvez :)
    Gosto de histórias assim que nos fazem lembrar de nossa adolescência e nos transportam para perto dos personagens.. Parece ser bom o livro :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Opa, eu ouvi David Levithan?
    Adoro os livros dele, com certeza eu leria esse. Parece ser bem divertido.
    Confesso que não conhecia o livro, mas realmente fiquei muito interessada.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma história bem interessante. Gosto de livros rápidos assim, que a leitura é fácil.
    Tem post novo no blog!
    Beijooos ❤

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi
    estava curiosa para ler uma resenha desse livro, e é bom saber que a história é envolvente, os personagens e a premissa parece ser interessante. O Simon parece que passa por muita coisa ruim, gostei da sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei a sinopse, me interessei muito pelo livro!!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  7. Parece ser bem leve e divertida essa história, curti :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bem divertido apesar da temática super séria.
    Não é o tipo de livro que eu leria mas é uma ótima indicação :)

    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  9. Eita parece ser uma historia bem bacana!!
    Adoreiii conhecer um pouquinho
    Bjo
    bookmoda123.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eita parece ser uma historia bem bacana!!
    Adoreiii conhecer um pouquinho
    Bjo
    bookmoda123.blogspot.com

    ResponderExcluir