Resenha: Cinder&Ella - Kelly Oram

by - sexta-feira, maio 13, 2016

Estou bem feliz por estar fazendo esse post. Para quem não sabe, minha monografia foi sobre a Cinderela! Analisei o conto clássico "Cinderela", e as versões contemporâneas "Cinder&Ella" da Kelly Oram e "Princesa Pop" da Paula Pimenta. Essa resenha faz parte do meu tcc, e achei bem legal compartilhar isso aqui no blog! 

Cinder&Ella - Kelly Oram 

A obra Cinder&Ella é sobre a história de Ellamara. Após um grave acidente que Ellamara sofreu e no qual perdeu sua mãe, tudo que a personagem quer é ficar sozinha. Depois de uma difícil recuperação, ela se vê obrigada a sair de Boston e ir morar em Los Angeles, onde seu pai vive, e é casado com outra mulher. Além disso, sua madrasta tem filhas gêmeas, e elas fazem de tudo para infernizar a vida de Ella. Ellamara tem que estudar em uma nova escola, onde praticamente todos debocham dela, a excluem e fazem comentários maldosos devido às diversas cicatrizes que possui em seu corpo e a muleta que precisa usar para se locomover. Entre sessões de fisioterapia e terapia, o único jeito de se curar e tentar esquecer tudo a sua volta é retomando o contato com seu melhor amigo da internet, “Cinder”.
Ambos se conheceram depois que Ellamara postou uma resenha crítica sobre um livro em seu blog, e Cinder não concordou com a opinião da blogueira. Ella não sabe que, na verdade, “Cinder” é o ator mais famoso de Hollywood, Brian Oliver. Ele finge ser algo que não é, pois é obrigado por seu agente a fingir um relacionamento com Kaylee, seu par romântico no filme que estrela, e todo mundo pensa que o namoro é real. E isso é só mais uma mentira em sua vida. A única coisa real era sua relação com Ellamara, sua verdadeira paixão e melhor amiga, mas ela sumiu há 18 meses e nunca mais conversaram. Tudo muda quando, depois de todo esse tempo, a garota manda um email para ele. Entre telefonemas e mensagens de texto podemos perceber o romance que vai crescendo entre os dois. 
Apesar de Ellamara ser a narradora de sua história, alguns capítulos do livro são narrados por Brian Oliver, para que os leitores saibam quem ele realmente é e como é a sua vida. O ponto positivo deste artifício é que o ritmo da leitura fica mais rápido, e também faz com que os leitores criem um vínculo mais forte com o personagem. Um dos pontos mais marcantes do livro é a transformação de Ella. No início podemos perceber muita raiva, mágoa, tristeza e dificuldade de se relacionar com a família e novos amigos. Ao longo da leitura nos deparamos com sutis mudanças, e pouco a pouco esses sentimentos ruins vão sendo substituídos por maturidade, superação, amizade, amor e perdão.  
Não há sapatinho de cristal na história, diferentemente do conto clássico, entretanto se pensarmos um pouco além podemos fazer uma analogia entre o sapatinho de cristal e a muleta que Ella usa. O sapatinho de cristal deu o suporte para que Cinderela caminhasse para outra vida, a vida que sempre almejou; a muleta deu o suporte para que Ella conseguisse se sustentar de pé, dando uma segunda chance para a personagem. Ambos representam a fragilidade. A muleta simboliza a fragilidade que Ellamara possui, principalmente após o acidente; o sapatinho, por ser de cristal, material quebrável, representa quão frágil e efêmera uma noite pode ser. Os dois são objetos da descoberta da real identidade das garotas. Foi por causa do sapatinho que o príncipe encontrou Cinderela e sabe que ela é a garota do baile; Brian Oliver descobre que Ellamara é sua melhor amiga, pois a vê fantasiada como uma personagem de seus filmes. Ella transformou sua muleta em um cajado para deixar a fantasia completa. Após uma troca de frases, e devido à escolha singular da roupa de Ellamara, Brian percebe que sua melhor amiga está cara a cara com ele.
A moral da história se encontra nas entrelinhas, não é algo estampado e explícito como em Cinderela. A mensagem mais importante que Cinder & Ella passa é a de que o perdão tem que existir para que todas as feridas comecem a se fechar. A amizade, permitir que pessoas novas entrem em seu espaço e te ajudem a superar as dificuldades é outra coisa que percebemos ao longo da leitura. Assim como a importância da família, e de deixar os traumas, medos, inseguranças e dores para trás.
Esse post ficou meio gigante, né? Espero que vocês tenham gostado! O livro ainda não tem tradução para o português, mas o nível de inglês é bem fácil! Ótima dica para praticar o inglês e aprender mais vocabulário!
Nos encontre nas redes sociais:


You May Also Like

3 comentários

  1. haha que legal, adoro novas historias inspiradas em contos de fada classicos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Adorei rsrs e gostei ainda mais por fazer parte de algo que você fez!
    Eu imagino o quanto você deve gostar por que fazer Tcc não é fácil, mas quando abrange um tema que a gente gosta, simplesmente flui rsrs
    Beijos

    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Monica.

    Minha Princesa favorita sempre foi a Cindy. Adorei o livro da Paula Pimenta e ainda não conhecia esse, espero que tenha tradução para o Brasil em breve.
    Parabéns pelo tema do TCC
    Beijos!

    Cintia
    http://devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir