Resenha: Baía da Esperança - Jojo Moyes

by - quinta-feira, junho 09, 2016



Sinopse: Quando Mike Dormer parte de Londres para uma pequena cidade litorânea da Austrália, a fim de impulsionar a construção de um resort de luxo, vislumbra apenas mais um contrato milionário que lhe permita subir outro degrau da escada empresarial. O destino, porém, lhe reserva algo diferente. Baía da Esperança não é uma cidadezinha qualquer, e as tripulações de observação de baleias, lideradas pela enigmática marinheira Liza McCullen, logo vão se revoltar contra o apetite predatório do forasteiro Mike. Quando a megaconstrução começa a ganhar vida, e então se revelam os efeitos na fauna local, os mundos de Liza e Mike se chocam, com resultados dramáticos. Perigos inesperados irão confrontar os nativos, sejam eles criaturas marinhas ou seres humanos. E Mike se vê obrigado a responder à pergunta que paira sobre Baía da Esperança: até onde se pode chegar, antes de acabar por destruir o que se ama?

Mais um livro de Jojo Moyes resenhado aqui no blog! Estou ficando muito fã da autora! E quando soube que a editora Intrínseca iria publicar mais esse livro, logo quis ler para resenhar para vocês.

Cada capítulo é contado no ponto de vista de um personagem: Mike, Liza, Hannah, Kathleen e Greg. Eu, geralmente, fico um pouco perdida com tantos personagens contando a história, mas é só no início, depois fica bem tranquilo de acompanhar a narrativa. Esse artifício usado por Jojo Moyes é muito interessante, pois deixa o romance mais profundo, podendo ser observado por vários pontos de vista. Assim como no romance "Um mais um" da autora, "Baía da Esperança" demora um pouco para se desenvolver, mas depois de lermos umas 40 páginas o livro realmente começa a nos prender, e então é impossível largar até que você descubra todos os segredos.  

A cidade Baía da Esperança tem tudo que uma cidade pequena tem direito: uma comunidade unida, poucos turistas e muitos defensores do município. Muitas baleias e golfinhos aparecem no mar da cidade, e a preservação desses animais é a maior preocupação da população. E tudo isso é colocado em questão quando Mike Dormer chega à cidade para tentar construir um hotel de luxo por lá. 

Conforme avançamos na leitura, vamos percebendo que Mike começa a pensar em tudo que está fazendo e como isso afetará a população e os animais marinhos. Ele se aproxima muito de Liza e sua filha, Hannah. Kathleen, a tia avó de Liza, é outra personagem que se torna muito amiga de Mike. Então o que será mais importante? Ganhar uma promoção no trabalho por causa da construção do novo empreendimento ou defender essa cidadezinha pequena?

Eu adorei esse livro. Os personagens vão nos conquistando pouco a pouco, e Hannah se tornou a minha personagem favorita! Muito bem humorada e esperta, essa garotinha faz de tudo para salvar os golfinhos e as baleias. Desde o começo do romance o leitor sabe que Liza esconde algum segredo, e sua história só é revelada no meio do livro. Gostei muito de como tudo se desenvolveu e de como todas as pontas deixadas ao decorrer do romance foram costuradas.

Não foi o meu livro preferido da autora, afinal o "Como eu era antes de você" é muito difícil de bater, mas gostei muito da história. "Baía da Esperança" é um romance emocionante, surpreendente e muito divertido! 

Confira os outros livros da autora resenhados aqui no blog:
Nos encontre nas redes sociais:


You May Also Like

2 comentários

  1. Não me interessei muito pela sinopse quando vi o livro na livraria, mas confesso que sua resenha me bateu uma curiosidade.
    https://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse livro mas também não é meu favorito da autora, demorei um pouco para me prender na leitura mas depois não consegui mais parar, amei o final e a Hannah é um amor <3 Os povs dela eram os melhores. Ótima resenha \o
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir