Resenha: O mensageiro - Lois Lowry

by - quinta-feira, junho 30, 2016


Sinopse: Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes. Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem. Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais. Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem.


O mensageiro é o terceiro volume da série "O doador de memórias". Só fui descobrir isso quando recebi o livro, e fiquei preocupada se conseguiria entender a história, mas fiquei feliz que a obra pode ser lida separadamente. Claro que alguns personagens dos livros anteriores aparecem, mas é possível entender perfeitamente, não prejudica a leitura não ter lido os volumes anteriores.  

O personagem principal é Matty. Nos primeiros capítulos somos levados a conhecer a rotina de Matty e Vidente, um cego que mora com ele. Na metade do livro coisas estranhas começam a acontecer no Vilarejo, e Matty se sente instigado a investigar o que está acontecendo. 

Além disso, um dom super diferente se manifesta em Matty, e ele tem que aprender a fazer o uso desse dom com sabedoria e cautela. Suas idas à floresta o ajudam a entender um pouco mais sobre o dom, e devo admitir que essas cenas que ocorrem na floresta prendem muito a atenção do leitor. Não consegui parar de ler o livro até que terminasse. A floresta é sombria, misteriosa e fascinante. 

A leitura de "O mensageiro" é extremamente rápida. A narrativa flui, quando percebemos já lemos mais de 70 páginas sem nos dar conta. Fiquei perplexa com o final. Jamais pensei que fosse acontecer um final como o do livro. O único ponto negativo é que a obra não é mais longa. Adorei a história, e gostaria de ler mais 200/300 páginas daquele universo misterioso e muito bem construído. 

O mensageiro é uma obra tocante, emocionante e muito bem escrita. Já quero ler os outros volumes. Apesar de ter visto o filme "O doador de memórias", quero ler o livro, pois adorei a escrita de Lois Lowry.

Nos encontre nas redes sociais:



You May Also Like

1 comentários

  1. Oi Monica, você sabe a minha surpresa também em saber que esse livro é continuação do livro. Faz tanto tempo que eu vi o livro O Doador de Memórias que eu havia me esquecido. Valeu por me lembrar. Vou ler o primeiro logo pra poder ler esse.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir