Resenha: O que há de estranho em mim - Gayle Forman

by - segunda-feira, julho 25, 2016


Sinopse: Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.
Sou super fã da autora Gayle Forman, então quando vi que a editora Arqueiro iria lançar "O que há de estranho em mim" fiquei super animada e logo já pedi o livro para resenhar. 

A personagem Brit é uma adolescente como qualquer outra, rebelde, destemida e com vontade de viver e ter diversas experiências. Seu pai não entende isso e acha que é um sinal de loucura, então decide interná-la em Red Rock, uma escola/clínica que promete recuperar as adolescentes. 

Ao longo do tempo Brit faz amizade com algumas meninas de Red Rock e é assim que vai conseguindo sobreviver nesse lugar horrível. Sem poder fazer ligações para a família e amigos, sem poder comer comidas saudáveis e sem poder sair de Red Rock, Brit e suas amigas começam a bolar um plano para desmascarar os diretores de lá. 

Durante a leitura toda fiquei esperando pelo grande boom ou uma descoberta mirabolante, mas infelizmente isso não aconteceu. A história não conseguiu me cativar, pois nada de incrível acontece, deixando o livro bem previsível e um pouco monótono. 

Um ponto positivo que achei no livro foi como a autora Gayle Forman retratou os problemas psicológicos, depressão, vícios, etc. Ela o fez de maneira leve, sem deixar o romance pesado e muito depressivo. Dei 3 estrelas no Skoob, acho que o que acabou faltando na obra foi mais intensidade e segredos para animar a leitura. 

No final da obra, Gayle Forman  explica a razão de ter escolhido escrever sobre esse tema de reformatório/escola. Como foi colunista da revista Seventeen, ela já havia se deparado com diversos relatos de jovens que haviam frequentado escolas assim, que afirmavam que o tratamento era parecido com uma prisão, a comida era terrível, a falta de higiene era um problema sério, e os profissionais eram cruéis. Depois disso acabei gostando mais da leitura por saber que era uma história inspirada na vida real.

Nos encontre nas redes sociais:

You May Also Like

3 comentários

  1. Oiii Mônica
    Eu achei a capa interessante mas a sinopse não me chamou a atenção.
    E depois da sua resenha, aí é que não tô com vontade de ler msm hehehe

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Bom, nunca tinha ouvido falar da história, e então a sinopse me interessou um pouco mais. Mas devo admitir que a sua resenha acabou me desanimando bastante. :P Hahah

    https://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que desespero estar em um lugar assim, o que era pra curar só prejudica! Parece uma boa obra, mas me angustiou!


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir