Resenha: Whole 30 - Trinta dias para mudar - Melissa e Dallas Hartwig

by - domingo, outubro 30, 2016

"30 dias para mudar" apresenta o badalado programa Whole30, de Melissa Hartwig e Dallas Hartwig, que já ajudou centenas de milhares de pessoas a transformar de vez a relação com a comida. Sua abordagem leva a uma perda de peso sem grandes sacrifícios, além de melhorar significativamente a qualidade do sono, os níveis de energia, o humor e a autoestima.  


Sinopse: A partir de um plano de apenas cinco passos, você vai eliminar todos os alimentos que possam estar lhe fazendo mal – como grãos, açúcares, laticínios e leguminosas –, ver como se sente e depois reintroduzir os grupos alimentares pouco a pouco, escolhendo com consciência o que quer ou não manter de acordo com os seus sintomas. Com esse conhecimento, você será capaz de erradicar hábitos pouco saudáveis, reduzir compulsões alimentares e a gula relacionada ao estresse, melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico. E fará tudo isso sem passar fome, sem contar calorias e sem precisar se pesar. Para ajudar no processo, os autores relatam histórias reais de pessoas que aderiram ao programa e tiveram sucesso, abordam as principais dificuldades enfrentadas pelos participantes, sugerem uma lista de compras apenas com os itens permitidos e ensinam como agir quando você come fora de casa e como adaptar o programa para crianças, gestantes e vegetarianos. O livro ainda apresenta um cardápio completo para uma semana e um superbônus: mais de 100 receitas práticas e deliciosas com comida de verdade, desenvolvidas para saciar o apetite e estimular o paladar. Elas vão desde as preparações mais básicas, como molhos e acompanhamentos, passando por refeições práticas feitas em apenas uma panela, até chegar a drinques e menus completos para ocasiões especiais, como festas de fim de ano.

Recebemos o livro "Whole 30 - Trinta dias para mudar" da editora Sextante. Ultimamente tenho me interessado bastante por livros que tratam de reeducação alimentar, ainda mais agora que voltei a fazer academia. Whole 30 é um programa de 30 dias que pretende fazer com que você fique mais saudável e, de quebra, perder alguns quilos, embora não seja esse o objetivo do programa.
A proposta do livro é passar conhecimento para o leitor. Por exemplo, você sabia que muitos grãos que ingerimos - e que pensamos ser saudáveis - na verdade podem estar prejudicando o nosso corpo? Alguns deles - mesmo os integrais - podem causar inúmeras doenças associadas à Inflamação Silenciosa, como câncer, alergias, acne, asma, depressão e até mesmo Alzheimer, só para citar algumas.

Durante o programa, obviamente surgirão ocasiões especiais em que você terá que comer algo mais caprichado. Quando isso acontecer, não se preocupe, pois no livro também há receitas para tais situações.
Apesar de achar muito rigoroso esse programa - cortar grãos, açúcar, e algumas leguminosas -, acredito que se feito com acompanhamento médico, possa vir a dar resultados ótimos. No livro os autores citam mais de 100 benefícios que o programa traz, não somente ao corpo, mas à mente também, como aumento da autoestima, maior controle sobre a alimentação, melhora do comportamento etc. Você ainda, segundo o livro, irá se sentir menos ansioso e estressado. E para o corpo promete: reduzir manchas e espinhas do rosto, dentes mais brancos, cabelos mais fortes, menos inchaço e assim por diante.

Trinta dias para mudar é aquele livro para você consultar sempre, seja para saber mais sobre alimentos ou preparar deliciosas e saudáveis refeições.
Estas são só algumas que tirei foto, mas no livro vocês encontram receitas de:

  • Ovos mexidos;
  • Barquinhos de atum;
  • Frangos e carnes (parecem deliciosos nas fotos!);
  • Costelinha de porco ao molho barbecue (impressionante que isso é considerável saudável, né?);
  • Sopas;
Enfim, dá pra ver que você consegue comer deliciosas refeições e abrir mão de algumas coisas. Ainda não fiz nenhuma dessas receitas, mas estou doida para testá-las. Ah, e se você tiver dúvida de em quais momentos ingerir os alimentos, não se preocupe. No livro há sugestões de cardápios semanais. 

Gostaram da resenha? Têm vontade de fazer o programa Whole 30?

Nos encontre nas redes sociais:
         Facebook Twitter - Instagram 

You May Also Like

2 comentários

  1. Quero esse livro pra ontem! Hehe
    Amo me aventurar na cozinha, mas confesso que erro a mão as vezes :B
    Gostei que o livro traz a reeducação alimentar e as receitas, para além de só falar para você ser saudável ele te explica como ser também c:
    O número também me chamou atenção "30" dias para mudar. É um período curto o que dá mais vontade de ler ainda!
    Beeijos!
    utopianuvem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, e fiquei com vontade de ler o livro, vou coloca-lo na lista para leitura.

    ResponderExcluir