Cidade da penumbra

by - quarta-feira, dezembro 26, 2012

Cidade da penumbra - Lolita Pille

Sinopse: Bem-vindo à cidade da penumbra! Todos tem direito à Beleza, à Juventude, ao Conforto Mínimo. Syd Paradyne, tira da série B, barba de dois dias, alcoólatra, investiga o suicídio de um obeso. O sol não aparece há muito, muito tempo. A corrupção reina. Aparece uma garota linda e estigmatizada. Blue tem os olhos azul-metálicos e segredos inconfessáveis: é uma possibilidade de amor em um mundo sem esperanças. Nessa sátira a uma sociedade utópica baseada na premissa da felicidade obrigatória, em uma atmosfera de policial noir, Lolita Pille faz referências a pesos-pesados da ficção científica, como George Orwell; Aldous Huxley; William Gibson, o fundador do cyberpunk, e Philip K. Dick, autor de Do Androids Dream of Electric Sheep?, o livro que inspirou o filme Blade Runner. Cidade da penumbra é um retrato muito bem-acabado do consumismo e do endividamento bancário, do uso indiscriminado de remédios e drogas e da ditadura da felicidade a qualquer preço. Ao lidar com esses temas que já assombram o presente, a autora cria polêmica e aborda o totalitarismo, o racismo, a desinformação, a vigilância big brother, as cibertecnologias e assim, mais uma vez, desafia convenções.
 
Estava muito animada para ler esse livro, estava na minha lista de desejos há muito tempo. Afinal, é da Lolila Pille, uma das escritoras mais sinceras e sem papas na língua da nossa geração. Lolita Pille ficou conhecida após o sucesso de Hell Paris, que na minha opinião é o melhor livro da autora. É um tapa na cara da sociedade, uma leitura obrigatória. Se você ainda não o leu, corra porque é muito bom.
 
Cidade da penumbra conta a história de Syd, um detetive nada convecional, que quer resolver os mistérios de sua cidade, mas ao fazer isso ele acaba quebrando muitas regras. Ele descobre segredos do governo, da medicina, e o mais assustador: das pessoas ao seu redor. O personagem é bem interessante, inteligente e cativante.
 
O ritmo do livro é um pouco lento, acabei demorando bastante para ler, pois não é uma leitura tão fácil e óbvia. Você tem que prestar atenção em todos os detalhes, pois são como um quebra-cabeça na história. Dos três livros que li da autora, Cidade da Penumbra foi o que menos gostei, acredito que foi por causa do tema. Apesar de gostar bastante de distopias, esse acabou se focando mais no lado político, o que acabou deixando o livro nesse ritmo lento e um pouco cansativo.
 
As pessoas que menos esperamos acabam sendo envolvidas nos segredos e armações, achei um ponto positivo na história.
 
A minha personagem favorita foi Blue, a achei super interessante e cheia de segredos. A história dela é bem bacana e bem elaborada. As personagens femininas nos livros da Lolita sempre são fortes e destemidas, acho isso uma marca registrada dela.
 
Indico a leitura para quem gosta de um bom mistério policial e gosta bastante de política e assuntos do governo. E para quem não leu os outros dois livros da Pille, aqui fica a dica. São muito bons.

You May Also Like

7 comentários

  1. Falou de mistério policial eu já gostei, um dos meus gêneros favoritos de livro.

    Bjs,
    Sté
    http://blog-fabulous.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Lolita Pille é sensacional, doida pra ler esse livro! ótima resenha meninas, blog lindo como sempre.
    Beijos, Camile

    ResponderExcluir
  3. O tema de mistério do livro já me deixou com o gostinho da leitura! Afinal quem não gosta de um bom segredo?! Mesmo com o tema político não custa tentar!
    Parabéns pelo blog!
    - XOXXX

    ResponderExcluir
  4. não conhecia a autora, mas ela me parece muito talentosa. fiquei curiosa para ler este livro e as outras obras dela.
    blog lindo
    beijs

    ResponderExcluir
  5. A proposta do livro me pareceu muito interessante, gosto de ler livros assim, é o meu tema preferido.

    Já li Hell da autora e o achei muito bem escrito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler o livro pq amo tudo da Lolita meninas, mas não foi pra frente a leitura. Tentei várias vezes ir pra frente e não ia, sabe? Achei meio devagar e com muita enrolação. Mas quem sabe esse ano eu não dou uma chance pra ele? Deve ser bom o final então.
    Feliz 2013 gemeas!!

    ResponderExcluir