Resenha: Apegados

by - terça-feira, junho 04, 2013

Apegados - Amir Levine e Rachel S.F.Heller

Sinopse: Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte. Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”. Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.

Um livro técnico e direto, Apegados é uma espécie de estudo sobre a arte do apego. Nele, os dois autores, Amir e Rachel, fazem pesquisas com várias pessoas e relatam a histórias delas, de modo que sirva como lição e ajude a exemplificar o que falam. 

É uma mistura de autoajuda com pesquisas, sabem? É um livro em que o leitor interage também, pois nos colocamos nas situações, aplicamos as orientações e tentamos solucionar o problema do apego. 

Primeiramente, eles explicam o porquê desse nosso desespero e necessidade em se apegar e criar laços com as pessoas, e isso vem desde pequenos, quando éramos apegados ao máximo com as nossas mães. Depois, conforme a leitura flui, eles te ajudam a descobrir que tipo de "apegado" você é: ansioso, evitante ou seguro. A partir daí, eles trazem relatos de cada tipo, para vermos em qual nos encaixamos. Sabendo qual tipo de ''apegado'' você é, fica mais fácil resolver o problema da sua relação (supondo que você tenha alguma). 

Tem até testes no meio do livro para aplicarmos as teorias. Achei isto bem interessante e inovador. A linguagem fácil ajuda a compreendermos melhor estas teorias. É bem aplicável ao dia a dia, às situações que passamos e aos relacionamentos que entramos. 

É claro que nem sempre é tudo no preto e no branco, mas achei uma ideia legal de livro. Confesso que demorou para prender a minha atenção. E alguns casos me fizeram revirar os olhos, mas o conceito central é bem interessante. À todos aqueles que têm problemas em se relacionar, e sempre se perguntam "por que nunca dá certo?", acredito que seja uma boa tentativa de tentar solucionar este problema.  

Alguém aí já leu "Apegados"?

You May Also Like

0 comentários