Resenha: O projeto Rosie

by - sábado, agosto 17, 2013

O projeto Rosie - Graeme Simsion


Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva. Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal. O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Receber o exemplar de "O projeto Rosie" foi uma surpresa. Não estava nem esperando, mas a diva da Editora Record mandou para os parceiros. Confesso que demorei para ler, pois estava nas provas finais da faculdade e tudo estava bem corrido. 

Sabem quando nós nem prestamos atenção na sinopse e começamos a ler o livro pensando que é uma coisa, e ele acaba se tornando algo completamente diferente? Foi esse o caso com "O projeto Rosie". 

Narrado em primeira pessoa pelo Don, este livro conta a história dele em busca de uma esposa. Ele é todo metódico e organizado, por isso cria um formulário de esposa perfeita. A mulher que responder o formulário de acordo com as respostas que ele espera poderá ter um relacionamento com ele. 

Adorei o Don. Não estou muito acostumada a ler livros de romance narrados por um personagem masculino, e acho que há poucos livros assim no mercado. Ele é o tipo de personagem que te faz rir o tempo todo, seja com as suas falas ou pensamentos. Don é igualzinho ao Sheldon, do The Big Bang Theory, na questão personalidade. 

Os acontecimentos do livro não são nada previsíveis. Me surpreendi bastante, porque normalmente esses romances são sempre cheios de clichês e finais água com açúcar, mas "O projeto Rosie" não é nada desse tipo.

Também adorei Rosie. Ela não é uma daquelas mulheres chatas e fúteis, muito pelo contrário. É engraçada e vira o mundo de Don de cabeça para baixo. 

Os amigos de Don são cativantes, as receitas no livro são de dar água na boca e o desenrolar da história é uma delícia! Não se tornou um dos meus favoritos, mas chegou bem perto pela questão surpresa. Amo quando um livro ultrapassa as minhas expectativas.

Alguém aí já leu?

You May Also Like

7 comentários

  1. Oi,
    Eu já li e gostei tanto quanto você, eu também não leio livros desse gênero com a visão masculina, Dom foi sim uma agradável surpresa, não estava esperando muito do livro, mas logo me encantei somente pela linda capa.
    Amei sua resenha, colocando os pontos fortes da história.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice


    ResponderExcluir
  2. Ainda não li, mas acho que pela sua resenha vou comprá-lo. Adoro livros Chick-lits, ainda mais quando tem uma surpresa no final!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Aaaah! Eu estou doida pra ler esse livro. Quando fiquei sabendo li algumas resenhas negativas e me desanimei.. Mas aí a galera começou a ler e comecei a ler mais resenhas positivas do que negativas e isso me animou! E a sua com certeza só confirmou o que eu já sabia: PRECISO LER LOGO esse livro! Eu gosto de romances que não são previsíveis e por ser narrado por um homem já deixa tudo com um ar de surpresa né? Tá na minha wishlist com certeza!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Achei esse livro muito fofo e com uma história pra lá de legal!!
    Resenhei ele no sábado e curti o final da leitura ;)
    Parabéns pela resenha,ficou ótima.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  5. Ai que gostoso!! Recebi o livro e está esperando para ser lido. Adorei a resenha!! Tenho certeza que vou amar muito a leitura!!

    Quero me surpreender que nem você!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, gente amei a resenha de vocês, e ao que parece TODO mundo esta achando isso do livro! Eu estou louca para lê-lo, pois parece realmente ser muito agradável.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir