Resenha: Perdão, Leonard Peacock

by - quinta-feira, outubro 31, 2013

Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick


Sinopse: Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto. 

 Impactante é uma palavra que pode definir esse livro. Não esperava me surpreender tanto com "Perdão, Leonard Peacock", mas aconteceu.

O livro é narrado em primeira pessoa, fazendo com o que o leitor se aproxime do personagem. A sinopse causa choque, logo pensamos que Leonard é uma pessoa cruel e bem perturbada. Porém, ao nos deparar com os acontecimentos na história nós vemos que nada é o que parece ser. Me identifiquei muito com o Leonard, entendi todas as suas motivações e a sua questão central.

Vários temas são abordados ao longo da história, como a relação pais e filhos, o primeiro amor, bullying na escola, etc. Perdão, Leonard Peacock é uma obra que engloba todos esses temas de forma natural e precisa, e acho que seria uma leitura super adequada para os alunos do ensino médio. É muito fácil se identificar com o Leonard, e acredito que um livro pode salvar a nossa vida. Quantos livros já nos fizeram felizes quando estávamos nos sentindo mal e tristes?

O autor construiu muito bem o personagem e a história, amarrando todos os fios que vai soltando ao longo da leitura. Achei muito emocionante e tocante, e também muito real. Amei o Herr Silvermann, me lembrei muito de um professor que tive no ensino médio, e me deu muita saudade! Sabe aquele professor que ensina sobre a vida, não só a matéria? Aquela pessoa que fala uma palavra e entende a sua vida toda? Então. Por isso gostei tanto do Herr Silvermann. Me inspirou muito a ser uma pessoa melhor, que salva os outros.

Indico muito a leitura, é aquele livro que fica na sua cabeça por dias e você fica se imaginando na situação do personagem.

O ritmo é super rápido, composto de capítulos curtos que fazem a gente querer ler mais e mais. Li outra obra do autor, O lado bom da vida, e gostei mais do Perdão, Leonard Peacock. Mal posso esperar para ler outros livros do Matthew Quick, firei fã do autor!

Deixo aqui algumas frases que gostei:

"Você já pensou em todas as noites que viveu e das quais não se lembra de nada?  Noites tão comuns que seu cérebro simplesmente não se dá o trabalho de registrar. Isso não deixa você maluco?"

"Não faça isso. Não vá para esse trabalho que você odeia. Faça algo de que goste hoje. Ande de montanha-russa. Nade pelado no mar. Vá para o aeroporto e pegue o próximo voo para qualquer lugar apenas por diversão. Gire um globo terrestre, pare-o com o dedo e , em seguida, planeje uma viagem para aquele lugar. Mesmo que seja no meio do oceano, você poderá ir de barco. Coma alguma comida exótica da qual nunca ouviu falar. Pare um estranho e peça a ele lhe explicar em detalhes seus maiores medos, suas esperanças e aspirações secretas, e em seguida diga-lhe que você se importa, porque ele é um ser humano. Sente-se na calçada faça desenhos com giz colorido. Feche os olhos e tente ver o mundo com o seu nariz - permita que o olfato seja sua visão. Ponha o sono em dia. Ligue para um velho amigo que você não vê a anos. Arregace as pernas da calça e entre no mar. Assista a um filme estrangeiro. Alimente esquilos. Faça alguma coisa. QUALQUER COISA! Porque você inicia uma revolução, uma decisão de cada vez, toda vez que respira" 

"Primeiro eles nos ignoram, depois riem de você, em seguida lutam com você, e então você ganha."

“–Por que está sendo tão legal comigo? – pergunto.
– As pessoas deviam ser legais com você, Leonard. Você é um ser humano. Você deve esperar que as pessoas sejam legais.”

You May Also Like

7 comentários

  1. To doida pra ler esse livro, acho que compro essa semana!
    Amei a resenha, girls *-*

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, ja tinha visto a capa e me interessado, mas com a resenha só me deu mais vontade de ler. Ta na listinha ;D
    Parabéns pelo site meninas, cada dia mais bonito e com melhor conteúdo ^^

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da resenha, vi esse livro em uma feira e uma amiga me recomendou mas esqueci dar uma melhor olhada. Me convenceram a ler ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas, tudo bem?

    gente, o site de vocês é o máximo!!! Achei tudo aqui lindo! Primeiramente, queria parabenizar vocês pelos livros que já publicaram. Não conhecia a obra de vocês, mas assim que eu terminar de comentar neste post vou buscar conhecer mais sobre Só por Uma Noite e Sete Vidas.

    Bom, eu gostei MUITO de O Lado Bom Da Vida, foi um dos melhores livros que li esse ano. E quando vc diz que gostou mais de Leonard Peacock, fiquei mais curiosa ainda para conhecer esse livro. Já tenho aqui em casa, mas ele ainda não me chamou a atenção a ponto de querer tirar da estante, sabe? Vou dar uma chance a ele ;)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel, obrigada por visitar o blog! Que bom que gostou do site, sempre tentamos fazer tudo com muito carinho :D
      Espero que goste de Sete Vidas, o Só por uma noite não saiu ainda, ok? O lançamento será em breve :))
      Beijão!

      Excluir
  5. Num primeiro momento, quando li a sinopse fiquei um pouco receosa, mas lendo a resenha de voces e principalmente as frases escolhidas me instigou muito! Fiquei curiosa e acredito que esse seja um daqueles livros com uma "bagagem" interessante... voces me convenceram a ler, não só esse livro como muitos outros!
    Beijão ;)

    ResponderExcluir
  6. Oiee,
    Flor estou com o outro livro do autor aqui pra ler, só não tive tempo ainda.
    Mas acredito que vou adora essa leitura, adoro livros com uma leitura rápida, com esse enredo.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir