Resenha: Vango - Entre o céu e a terra

by - domingo, junho 21, 2015

Vango - Entre o céu e a terra - Timothée de Fombelle


Sinopse: Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade: esses são os grandes desafios de Vango. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com esse rapaz órfão de 19 anos que desconhece sua origem e tenta entender por que a polícia e um franco-atirador estão em seu encalço. A narrativa começa na solenidade em que Vango e outros seminaristas seriam ordenados padres na Catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, suspeito do crime, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo da aventura de que é feita toda a saga, em que acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis – pulando de um trem em movimento, escondido na copa das árvores num bosque da Escócia ou dependurado num zepelim sobre um vulcão. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel, porém, fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência. A saga traz outros personagens marcados por segredos, como Mademoiselle, a senhora poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos 3 anos, e Hugo Eckener, personagem verídico, comandante do Graf Zeppelin, o grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Algumas personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.
Dias atrás fizemos um post contando sobre esse lançamento da editora Melhoramentos, e hoje trazemos para vocês a resenha desse livro. Infelizmente estava em períodos de provas e entrega de projeto de TCC, por isso não tive um tempo rápido para ler. Mas tudo bem, ontem finalmente terminei a leitura e hoje tem a resenha!
No começo do livro nos deparamos com um acontecimento inusitado. Um garoto chamado Vango está prestes a se tornar padre, mas o assassinato de um padre que tem como principal suspeito Vango acaba por arruinar tudo. Ele não tem outra opção senão fugir dali o mais rápido possível. Ethel, que via tudo de longe, fica horrorizada ao não poder ajudar o amigo, por quem ela nutre sentimentos. 
Após isso a verdadeira perseguição começa. Somos transportados no tempo inúmeras vezes para entender cada vez mais sobre esse estranho e diferente personagem chamado Vango. Durante a leitura nos perguntamos como e de onde ele veio, e porque o mundo todo parece estar atrás dele. No passado, descobrimos que ele e sua babá, Mademoiselle, foram resgatados de um naufrágio.

Junto a tudo isso, o autor, Timotheé de Fombelle, incluiu elementos e personagens históricos no livro, como Hitler, Stalin, e Graf Zeppelin, o grande dirigível que passou por vários países, inclusive o Brasil.

Confesso que me senti perdida em vários momentos do livro, mas talvez porque demorei para ler, por conta das provas finais e TCC. Há muitos personagens na história, e quanto mais você demora na leitura, mais se esquece. Algumas vezes tive que voltar páginas para me lembrar quem era quem. Acredito que nesse ponto o autor poderia ter diminuído o número dos personagens. Cada um vive em um país, acho que fica confuso para o leitor. Fora isso, Vango - Entre o céu e a Terra é uma história repleta de aventura, ação, mistério e até mesmo um pouco de romance.

Você termina o livro com a sensação de: ok, cadê o resto? Aí nas páginas seguintes descobre que vai ter continuação, e que a história foi dividida em 2 livros. O próximo volume se chama Vango - um príncipe sem reino, e espero que publiquem logo para eu finalmente saber o final da história de Vango, esse personagem peculiar e misterioso. Também quero saber se Ethel, amiga e apaixonada por ele, finalmente irá tomar a coragem para revelar seus sentimentos e impor sua vontade de ficar com Vango.

O livro foi traduzido para mais de 22 idiomas e recebeu diversos prêmios. Ficou curioso? Leia um trecho:




Veja o booktrailer e corra até a próxima livraria para garantir o seu!



Nos encontre nas redes sociais:

         Facebook Twitter - Instagram 
 

You May Also Like

6 comentários

  1. Obrigada pelo comentário!! Adoreiiiiiiiii :) Seja bem vinda para voltar ao meu blog, vou te seguir por aqui, e aproveitar para ler suas resenhas, estou começando a resenhar agora. Meu blog tem um mês! beijoos e obrigada de novo! www.helenpinkblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros sobre esse tema, livros mais históricos nos acrescentam muito mesmo. Adorei o blog, meninas!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro as resenhas e o blog de vocês <3

    ResponderExcluir
  4. interessante, eu curto muito histórias que se passam em perícodos históricos, mas ach que vou esperar o outro volume pra ler tudo de uma vez e não ficar com a sensação de "cade?"

    ResponderExcluir