Resenha: A Febre

by - quinta-feira, setembro 10, 2015

A Febre - Megan Abbot




Sinopse: Na Escola Secundária de Dryden, Deenie, Lise e Gabby formam um trio inseparável. Filha do professor de química e irmã de um popular jogador de hóquei da escola, Deenie irradia a vulnerabilidade de uma típica adolescente de 16 anos. Quando Lise sofre uma inexplicável e violenta convulsão no meio de uma aula, ninguém sabe como reagir. Os boatos começam a se espalhar na mesma velocidade que outras meninas passam a ter desmaios, convulsões e tiques nervosos, deixando os médicos intrigados e os pais apavorados. Os ataques seriam efeito colateral de uma vacina contra HPV? Envoltos em teorias e especulações, o pânico rapidamente se alastra pela escola e pela cidade, ameaçando a frágil sensação de segurança daquelas pessoas, que não conseguem compreender a causa da doença terrível e misteriosa.






Já falei em um post passado que estava muito animada com esse leitura. Infelizmente me decepcionei um pouco com o livro. Acho que esperava mais da história. Sinto que a autora deixou muitas lacunas vazias, e algumas perguntas extremamente importantes sem resposta. 

O livro é narrado em terceira pessoa, e não sei se foi por esse motivo, mas não consegui me aproximar e me identificar com a personagem principal, Deenie. Algumas ações da personagem ficaram um tanto quanto borradas, assim como as ações de seu irmão, Eli. Às vezes ficava difícil dizer quando era real e quando era só imaginação. Eu me perguntei várias vezes a razão de tal cena ter sido escrita, pois não acrescentou muito à história. 

Achei a explicação principal para os desmaios um pouco fraca, e sem sentido. A autora poderia ter trabalhado em cima dessa explicação e ter ido mais a fundo, ter implantado detalhes extras ao decorrer da história para torná-la mais plausível. Não vou falar mais para não soltar spoilers. 

Um ponto forte do da obra foi o suspense que a autora causa em cada página, então o ritmo de leitura se torna muito rápido, porque queremos descobrir o motivo dos desmaios, convulsões, etc. Confesso que fiquei com medo em algumas cenas. 

A boa notícia é que "A Febre" vai virar uma série da MTV, produzida pela produtora de Sarah Jessica Parker! Muito legal, né? Vou assistir, quem sabe eles consigam transmitir algumas coisas que o livro deixou de lado.

Espero que a editora Intrínseca publique os outros livros de Megan Abbot, porque gostei muito da sua escrita e do suspense em cada página, mas infelizmente "A Febre" foi um livro que não me cativou. 

Saiba mais sobre a escritora Megan Abbot: www.meganabbott.com

E confira os lançamentos da editora Intrínseca: http://www.intrinseca.com.br/catalogo/

                                                                                Nos encontre nas redes sociais:
                                                                                   Facebook - Twitter - Instagram 




You May Also Like

6 comentários

  1. Oi, flor!
    Que pena que o livro deixou lacunas. Não gosto quando termino uma leitura sentindo que houve perguntas não respondidas. Eu estava com altas expectativas para saber mais sobre o livro, mas agora confesso que nem pretendo adquiri-lo. :/ Acho que vou assistir à série também! (rs)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Monica! Eu estou mega curiosa para ler esse livro, pois uma amiga minha está lendo e me contou um acontecimento que me deixou muito curiosa. Antes disso, eu não sabia da existência dele. Eu adoro livros com suspense!
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  3. É meio frustrante quando um livro não vai de acordo com as nossas expectativas, apesar do mistério (eu gosto muito de temáticas assim!) não fiquei entusiasmada com uma possível leitura, vamos esperar o seriado!

    ResponderExcluir
  4. A Intrinseca tem os melhores livros! A qualidade do trabalho deles é demais. Apesar dos pontos negativos, quero sim ler A Febre, pois parece ser super diferente.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Pena que a história não ficou a par da qualidade da escrita da autora, o jeito é esperar a série e torcer pra que consigam cobrir o sentimento que o livro deixou faltando!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mônica!
    Que pena que você se decepcionou com a leitura. É um livro que estou com bastante vontade de ler, então espero que o mesmo não aconteça comigo. Particularmente, não me importo com algumas lacunas, mas tudo depende do tipo de respostas que ficaram faltando e de como o autor conduz o restante da trama, mas pelo jeito no suspense a Megan Abbot capricha, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir