Resenha: O ano em que te conheci - Cecelia Ahern

by - quinta-feira, agosto 04, 2016


Sinopse: Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato. Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda. Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer. Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.

O livro é dividido em quatro partes, uma para cada estação do ano. Logo nas primeiras páginas a personagem principal, Jasmine, nos conta que foi demitida e agora não tem ideia do que fazer com o seu tempo livre. Afinal ela tem que cumprir um contrato que a obriga a ficar de licença por um ano, sem poder arrumar outro emprego. Após alguns dias ela decide que vai reformar o seu jardim, numa tentativa de se ocupar.

Enquanto isso, a vida de Matt, seu vizinho da frente, desmorona. Ele bebe todas as noites, chega em casa e acaba brigando com a mulher e seus filhos. Além disso, seu emprego como locutor de rádio está por um triz. 

A vida dos dois se cruzam e uma amizade começa a crescer. Pouco a pouco, um vai ajudando o outro sem perceber, e o que era uma relação de ódio, acaba se tornando uma amizade verdadeira. 

Gostei muito da personagem Heather, irmã de Jasmine. Ela tem síndrome de Down, e achei muito interessante a relação das irmãs, do cuidado que uma tem com a outra. As cenas com Heather fizeram a leitura valer a pena, pois ela é muito divertida e querida.

A diagramação e a revisão do livro estão perfeitas, assim como a capa. Combina bem com a história e segue o padrão das capas dos livros da Cecelia Ahern. 

No geral, achei a leitura cansativa, pois não acontecem grandes surpresas na história. Apesar disso a escrita é muito bem detalhada, cheia de adjetivos, metáforas muito bem construídas e reflexões preciosas. Gostei de muitos pensamentos da personagem ao longo da história, de alguma forma ela ligava histórias do passado com o que estava acontecendo no presente e tudo fazia sentido. Entretanto não vá esperando por um grande romance repleto de diálogos, "O ano em que te conheci" é mais um livro introspectivo, sobre família, auto conhecimento e amadurecimento. 

Nos encontre nas redes sociais:

You May Also Like

1 comentários

  1. Oiii Monica

    Não é a primeira resenha que eu leio dizendo que achou o livro cansativo. Aiii eu meio que estou fugindo de livros assim, mais pausados, pelo menos no momento. A Cecelia é uma autora que ainda não li e pretendo ainda esse ano conhecer o trabalho da autora, pelo menos um livro...

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir