Resenha História da sua vida e outros contos - Ted Chiang

by - sexta-feira, dezembro 16, 2016


Sinopse: Um dos autores de mais destaque no cenário da ficção científica, Ted Chiang pode ser descrito como um escritor pouco prolífico: tem apenas quinze trabalhos publicados, entre contos e novelas curtas. A pequena produção contrasta com sua expressiva quantidade de premiações: os oito textos reunidos em História da sua vida e outros contos ganharam no total nove importantes prêmios, dentre eles Nebula, Hugo, Locus, Sturgeon, Sidewise e Seiun. Publicadas originalmente em volumes diversos, as narrativas de Ted Chiang estão pela primeira vez reunidas em uma coletânea. Entre as histórias dotadas de rigor científico, humanidade e lirismo estão "A torre da Babilônia", na qual um minerador sobe a famosa torre com a missão de escavar a abóbada celeste; "Divisão por zero", uma reflexão precisa e devastadora sobre o fim da esperança e do amor, e "História da sua vida", na qual uma linguista aprende um idioma alienígena que modifica sua visão de mundo. Com uma prosa límpida e ideias às vezes desconcertantes, Chiang comprova seu inegável talento para a boa ficção científica: a capacidade de contar uma história humana, extremamente bem escrita, na qual a ciência funciona como expressão dos questionamentos mais profundos enfrentados pelos personagens. Um livro repleto de ideias originais e passagens inesquecíveis.

O livro me despertou a curiosidade por conta do filme A Chegada. Para quem não sabe, foi inspirado no conto "História da sua vida". Ainda não assisti ao filme, mas pelo que li, parece ser muito interessante. 
São vários contos ao longo do livro, cada um contando histórias completamente diferentes umas das outras. Confesso que estava bem ansiosa para "História da sua vida", e foi o que eu mais gostei, de longe. Isso porque a linguista do conto me lembrou de várias coisas que estudei durante o curso de Letras, e consegui compreender melhor a história graças a isso. 
Os outros contos foram difíceis para mim. Isso porque passo longe de exatas - não gosto! -, e confesso que me senti perdida e entediada na maioria deles. Não acho que o livro foi feito para leigos. Quem curte leituras mais inteligentes, cheias de enigmas, teorias da física/matemática, pode se identificar com a história, mas não foi o meu caso. 
Adoro livros diferentes, que me fazem pensar, mas esse foi tão complicado para mim que senti meu cérebro dar nós em vários trechos. 
SOBRE O AUTOR: Ted Chiang nasceu em Port Jefferson, Nova York. Formou-se em Ciência da Computação e frequentou o Clarion Workshop, curso de escrita de ficção científica e fantasia na Michigan State University. Chiang trabalha como redator técnico de informática e mora em Seattle, nos Estados Unidos. Ele já foi agraciado com diversos prêmios de destaque, dentre eles Nebula, Hugo e Locus. História da sua vida e outros contos foi publicado em mais de dez línguas.
Já assistiram ao filme? O que acharam do livro?

Nos encontre nas redes sociais:
         Facebook Twitter - Instagram 

You May Also Like

0 comentários