Resenha: A guardiã da minha irmã

by - sexta-feira, julho 08, 2011


Hey, everyone! Tudo bem? Como estão as férias de vocês? Por aqui está tudo tranquilo :) O post a seguir é uma resenha do livro A guardiã da minha irmã (My sister’s keeper). Confira. 

 A guardiã da minha irmã - Jodi Picoult

Sinopse: Concebida por meio de uma fertilização in vitro, Anna foi trazida ao mundo para ser uma combinação genética para a sua irmã mais velha, Kate, que sofre de leucemia promielocítica aguda. Aos 15 anos, Kate passa a sofrer de insuficiência renal. Anna sabe que se doar seu rim, ela terá uma vida limitada. Ciente de que terá de doar um de seus rins para sua irmã, Anna processa os pais para obter emancipação médica e direito sobre seu próprio corpo.









Logo que o livro chegou aqui em casa, eu já comecei a lê-lo. “Vou ler só o primeiro capítulo”, falei para mim mesma. Engano meu. Desde o primeiro capítulo até a última folha é impossível de soltar o livro. Terminei o livro todo em algumas horas. Nunca tinha lido nada da escritora Jodi Picoult, mas sabia que seus livros eram conhecidos como super tocantes e emocionantes. Então já preparei a caixa de lenços, por precaução.

Como já diz na sinopse, A guardiã da minha irmã gira em torno da família Fitzgerald e seus grandes problemas devido a doença de Kate. Anna e Jesse (o irmão delas) sempre foram meio que deixados de lado, porque a atenção era sempre para Kate e sua grave doença. Jesse é o primeiro a apoiar Anna na decisão dela de processar os pais. Anna só quer ter o direito de poder escolher se vai doar ou não. Sua vida toda foi decidida em beneficio de Kate, por vontade dos pais.

Uma das coisas que eu mais gostei no livro foi que a autora escreveu cada capítulo na cabeça de um personagem, tornando a história mais emocionante e empolgante. Tem capítulo até na cabeça do advogado que está a ajudando! Os segredos que vão aparecendo no desenrolar da trama são simplesmente G E N I A I S. Sério, se você não leu o livro ainda, corra! É definitivamente um must read! Já falei para a Nick largar tudo que estiver lendo e ler logo “A guardiã da minha irmã”, porque necessito conversar com alguém sobre o final chocante!

O final me deixou de boca aberta, eu realmente não esperava isso! Sem falar nas lágrimas, né? É muito difícil eu chorar com algum livro, mas esse teve o poder de me fazer chorar e me marcou de um jeito impressionante. Fazia tempo que eu não lia uma obra prima que nem “A guardiã da minha irmã”. Virei fã da autora!

Ainda não vi o filme “Uma prova de amor”, que foi baseado no livro “A guardiã da minha irmã”, mas tenho certeza que deve ser tão emocionante quanto. Sem contar no elenco super talentoso.

Deixo abaixo algumas frases lindas do livro e o trailer.

“Talvez o que somos não seja definido pelo que fazemos, mas pelo que somos capazes de fazer quando menos esperamos.”

“Como alguém passa a pensar que, já que não pode salvar, precisa destruir? E você deve culpá-lo, ou deve culpar os pais, que deveriam tê-lo ensinado que não é assim?”



You May Also Like

44 comentários

  1. Olá,sobre o controle de nosso destino,eu diria simplesmente...prefiro ajudar e amar ao próximo como a mim mesma!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que o filme era baseado em um livro, mas o filme achei emociante então o livre deve tão ou mais emocionante que o filme.
    Ficou curiosas para lê-lo.

    www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti o filme e ameei. Chorei muito, mas ameei.
    A história é bem legal, mas a capa não me deixou assim, tão curiosa para ler o livro.

    beijos.
    Geê - algodisso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Carambinha, não sabia que o filme "Uma Prova de Amor" havia sido baseado num livro! Gostei muito da resenha Mô. Já chorei muito ao ver filme e, lendo o que você escreveu, tenho a certeza de que vou me emocionar mais ainda quando eu ler o livro, HAHA. Por sinal, eu recomendo o filme! É claro que os livros sempre são melhores -tem mais detalhes e tals, como você disse: "..a autora escreveu cada capítulo na cabeça de um personagem, tornando a história mais emocionante e empolgante."- mas mesmo assim, assista o filme. É ótimo meesmo!

    beijobeijo, God Bless You;*

    ResponderExcluir
  5. Me parece uma ótima história para ler. Principalmente porque os livros são mais completos...
    Eu vi o filme e gostei muito!
    =)

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser muito emocionante pq o filme ja é incrivel, o livro entao é muito melhor, vou chorar mais ainda quando eu ler.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, chorei o horrores no filme agora imagina o livro? deve ser muito mais emocionante.

    ResponderExcluir
  8. Eu peguei esse livro na mão para comprar, ontem a tarde, mas minha grana anda curta. Agora to ainda mais arrependida por não ter comprado. bubu
    Mas tudo bem, um dia eu compro! :)

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu não assisti o filme nem li o livro, mas agora, concerteza, eu estou com vontade de assistir e ler! Eu não sabia que o filme Uma Prova de Amor era baseado em um livro! Estou muito curiosa.

    Beijos.
    wakeupthe-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. a gente chora só de ver o trailer
    imaine assitindo o filme
    amei"
    louca praa assistir o filme e ler o livro"

    ResponderExcluir
  11. adorei a resenha,chorei muito vendo o filme , muito emocionante.

    ResponderExcluir
  12. Linda resenha Gêmeas, adorei!

    Além disso, é um dos livros que ainda tenho para ler esse ano.
    Assisti o filme e estou louco para saber a história original.

    Beijinhos!
    No meu blog, também tem novidades! Aparece lá!
    ◘••◘

    ResponderExcluir
  13. eu não me recordo muito bem, mas acho que já vi esse filme... rsrs que história maravilhosa, eu vou procurar esse livro, tive uma vontade imensa de lê-lo agora!!
    Adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  14. Já me falaram do filme eu não sabia que era baseado no livro e tal.
    Parece ter uma história muito linda, quero ler com certeza.

    ResponderExcluir
  15. Já assisti o filme e é muito emocionante, e pelas resenhas que leio vejo que o livro é tão, ou até mesmo mais emocionante que ele. Li também que o final dos dois é diferente e fiquei curiosa sobre esse fato. Quero muito ler o livro, e assim que possível vou fazer isso, com a caixa de lenços ao lado, assim como foi com o filme.

    ResponderExcluir
  16. Também não vi o filme ainda, mas amanhã mesmo vou na locadora reservar! Não sabia que era baseado no livro, agora fiquei realmente interessada em assistir. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  17. Adoro a Jodi Picoult e como não assisti ao filme ainda, quero ler o livro antes de assisti-lo (:

    Beijos
    Bianca - epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  18. Eu chorei muuuito com o filme, e como você ainda não o assistiu, não sei se realmente é um pouco diferente do livro como me contaram! Fiquei louca para ler o livro e chorar mais um monte. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  19. Eu quero muito ler esse livro!
    Assisti ao filme e amei, com certeza o livro é melhor! Da Jodi Picoult, eu li "O Pacto" e foi igualmente impossível deixar o livro de lado, ela é ótima!
    Adorei a resenha ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu quero muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito ler esse livro... Muito boa a resenha

    ResponderExcluir
  21. Eu vi o filme mas não li o livro...
    A história é mesmo linda e emocionante. Como ainda não li, não sei se existem diferenças entre as histórias, mas pelo que pude perceber o livro talvez seja até melhor...
    Vale a pena!

    ResponderExcluir
  22. Eu também não assisti o filme ainda, mas já ouvi muitas coisas boas sobre ele. O livro então.... deve ser maravilhoso, pois geralmente os livros são infinitamente melhores que os filmes, hehe!!!

    ResponderExcluir
  23. nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro, nem tinha assistido o filme, mas amei a resenha, o livro parece ser super emocionante, e bom, se vc disse que vc não chora muito e chorou nesse, imagina eu que choro pra tudo? rsrsrs
    adorei, esse era um livro que eu não conhecia, e eu acho que vendo ele na livraria ele não me chamaria a atenção (o que é um problema, pq eu tenho uma péssima mania de escolher os livros pela capa :/), mas agora que eu vi sobre o que ele fala e tal, eu vou prestar mais atenção nele pra ver quando der pra comprar,

    beijos,
    @adri_brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas não me chamou a atenção.
    Parece ser tenso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Eu já vi o filme, e aposto que vou amar o livro... É muito emocionante a histótia!! quero muito, muito, muito ler-lo.

    ResponderExcluir
  26. Ameeeeeeeeeii a resenha, vou acresecentá-lo à minha lista de livros desejados COM CERTEZA! hehe *O*

    ResponderExcluir
  27. Enquanto lia a sinopse do livro logo lembrei do filme ''Uma Prova de Amor'', que ainda não assisti mas vi o trailer, está na lista dos filmes que serão exibidos esse ano no SBT. Mas sempre é bom ler o livro antes de assistir qualquer filme adaptado. O tema do livro é muito sério, e fiquei curiosa para saber o desenrolar dessa história.

    ResponderExcluir
  28. Ainda não criei coragem pra ver o filme pq dizem que é de chorar litros! O livro deve ser muito bom e emocionante!

    ResponderExcluir
  29. Prova de fogo esse livro, faz os nervos aflorarem. Não tive a oportunidade de ler mais é bem intrigante ler a resenha.

    ResponderExcluir
  30. Assisti o filme, é muito tocante! centenas de pessoas chorando no cinema!

    agora quero ler o livro =]

    ResponderExcluir
  31. Nossa, eu já vi o filme e chorei tanto que pensei que meus olhos iam soltar da minha cabeça.
    Fiquei completamente tocada pela história. O livro deve ser bastante emocionante também. Com uma resenha dessas então. Também vou preparar os lenços.

    ResponderExcluir
  32. Eu havia visto o filme antes de ler o livro, e nem sequer sabia dele.
    E pelo que senti assistindo ao filme ... Mal posso esperar para ler o livro!
    Muito tocante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  33. Quando vi o filme não sabia que era baseado no livro, fiquei triste de só ter visto a pouco tempo, geralmente prefiro ler antes e ver a adaptação depois, mas, como eu esperava, o livro é tão emocionante como o livro, provavelmente mais, normalmente o livro nos toca mais, acho que por acompanharmos a narrativa sem a pressa que tem num filme. Yo Quiero *o*

    ResponderExcluir
  34. Muito boa a resenha, o filme deve ser realmente lindo... aqueles que vocês fica dias e mais dias refletindo... também não vi o filme, mas queria mesmo é ler o livro (:

    @brennyuriesays

    ResponderExcluir
  35. Apesar de não gostar muito desse tipo de leitura o livro me chamou a atenção pelo tema. Um assunto sério a ser tratado.

    ResponderExcluir
  36. Apesar de não gostar muito desse tipo de leitura o livro me chamou a atenção pelo tema. Um assunto sério a ser tratado. [2]

    ResponderExcluir
  37. não gosto muito de livro com capa de foto por limitar minha imaginação em relação aos personagens, mas do jeito que vcs falam sobre ele, deu vontade de ler assim mesmo!

    ResponderExcluir
  38. Vi o filme ano passado e chorei MUITO. Não sabia que ele era baseado no livro... E nos livros sempre contam a história mais completa que no filme, fiquei muito afim de ler. Vou colocar na minha wishlist, iei! Linda resenha, beijo.

    ResponderExcluir
  39. Estou lendo esse livro agora e pra mim, foi o melhor que li esse ano. É muito emocionante e eu não sei de que lado ficar, ora apoio um ora outro. Ainda não terminei de ler mas acho que mais lagrimas virão. Achei incrivel como ela escreve e os detalhes que tem, tanto de termos medicos como da area juridica. Adorei e recomendo a todos!
    Bj
    @greicysantos

    ResponderExcluir
  40. Parece tão triste, bem o tipo de leitura que tenho evitado. Vai ficar fora das minhas prioridades no momento. Soube que tem um filme (ou vai ser lançado ainda), mas tb não é meu estilo.
    Bjkas!
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  41. Nossa... desde que vi behind scenes sobre o Filme que foi feito a partir deste livro, que meu coração grita:

    'Não assista! Não assista! Não assista que vc vai morrer de chorar ><'

    E eu tenho mesmo esta exata sensação... Vi várias entrevistas com os atores e em TODAS elas as meninas e a atriz (não tô lembrando o nome agora) choraram ou ficaram bastante emotivas...

    O teor do livro - como o direito de decidir se vai mesmo fazer a cirurgia ou não - foi utilizado por nossa turma de Especialização: um grupo editou algumas cenas para as apresentações na disciplina de Ética e devo dizer que o debate na sala rendeu por horas.

    Como eu disse, acho a temática muito forte para mim, eterna manteiga derretida... mas claro, ficam a dica do livro e do filme também ^~

    Abraços, meninas o/

    Illyana HimuraWakai
    illyana.himura@gmail.com
    @IllychanHimuraW

    ResponderExcluir
  42. Nossa, nunca assisti o filme nem li o livro, mas achei a história bem emocionante...quero lê-lo !

    ResponderExcluir
  43. Poxa vida, meninas! Fiquei encantada com a forma como descreveram o livro e, nossa! Pela resenha ele parece incrívelmente emocionante! Possível que eu venha a comprá-lo - mas antes tenho pilhas de livros pra terminar.
    Mas, ok, está na minha lista "vou ler" :)
    Beijo!

    ResponderExcluir