Resenha: Para continuar - Felipe Colbert

Mais uma resenha nacional aqui no blog. Hoje é a vez de falarmos sobre o livro Para continuar, do autor Felipe Colbert.
A narrativa se alterna em primeira pessoa (nas cenas do Leonardo) e terceira pessoa (cenas de Ayako e Ho), e é muito bem construída, a escrita de Felipe é muito coesa, e a estrutura do texto impressiona.
Apesar de sua doença, Leonardo não é um personagem chato, que faz drama de tudo a sua volta. Pelo contrário, ele tenta viver sua vida como se não tivesse um problema no coração, faz o possível e impossível para estar perto de Ayako, mesmo que isso signifique arriscar sua própria vida.
Ayako é uma personagem delicada, querida e muito especial. Ela foi a personagem que mais gostei no livro todo, pois suas ações condizem com quem ela é. Ayako é o tipo de pessoa que faz de tudo para deixar todo mundo a sua volta bem e feliz.
Os personagens secundários são fundamentais, e a maioria deles dão um ar cômico à história, principalmente o melhor amigo de Leonardo, o Penken. Pena que depois ele toma uma atitude que me fez desgostar dele. Não vou contar o que houve para não soltar spoiler.
O autor explorou muito bem a cultura japonesa no bairro Liberdade, em São Paulo. Gostei bastante de conhecer mais sobre essa cultura, e encontrar isso em um romance nacional é mais emocionante ainda. Já visitei esse bairro, e é tão legal quando encontramos lugares que conhecemos descritos em livros, né? Isso gera uma proximidade muito grande.
O único ponto negativo da obra que me incomodou foi a maneira de como Leo e Ayako se apaixonaram, foi tudo muito rápido. Ele a vê apenas uma vez e fica totalmente cismado com isso, e quando a encontra novamente ele a segue para descobrir onde trabalha/mora. Mas, apesar disso, Felipe conseguiu conduzir a trama muito bem, inserindo cenas de ação, romance e drama na proporção certa.
O mistério sobre as luminárias é outro elemento interessante na história, porém não ficou muito claro para mim a razão de elas estarem lá, como tudo começou, etc.
Para Continuar possui capítulos curtos, com uma linguagem simples e um ritmo de leitura muito rápido. Você lê 40 páginas e nem percebe! Gosto de livros assim, você termina em um instante.
Por fim, a capa do romance é maravilhosa e tem tudo a ver com a história.
Saiba mais sobre o autor: "Nasci no Rio de Janeiro. Além de escritor, sou palestrante, coach literário e editor da Novo Conceito. Possuo trabalhos publica- dos no Brasil e na Europa. Iniciei minha carreira escrevendo thrillers vencedores de prêmios. Já idealizei projetos literários que beneficiaram dezenas de autores com a aplicação de técnicas internacionais de estruturação de romances. Um dos meus livros chegou a ficar por 10 dias consecutivos na lista geral de mais vendidos da maior livraria do Brasil e alcançou o 17° lugar entre romances nacionais e internacionais. “Belleville” foi o romance nacional mais vendido no estande da editora na Bienal do Livro de 2014, sendo matéria da Veja. “Para Continuar” é meu livro mais recente. Moro na cidade de São Paulo."
Nos encontre nas redes sociais:
5 comentários
Leonardo stalker hahhahaha
ResponderExcluirSó ando lendo resenhas boas desse livro mas, não sei porquê não me empolgo tanto para lê-lo. Devo ter probleminhas
Beijos
Balaio de Babados
Oii!
ResponderExcluirJá vi várias resenhas maravilhosas sobre esse livro e a cada resenha fico mais curiosa pra saber sobre a história, apesar da história poder acabar em tragédia (meio que ando evitando livros trágicos D:). Gostei bastante da resenha e fiquei louca pra conhecer a Ayako :D
Estante de uma Fangirl
Oie Monica =)
ResponderExcluirAinda não li nada do Felipe, mas sempre vejo resenhas maravilhosas dos livros dele. Estou bem curiosa para ler esse livro, e espero gostar tanto como estou vendo o pessoal gostar ^^
Ótima resenha!
Beijos e um bom final de semana;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Oi meninas,
ResponderExcluirQueria ler esse livro, parece ser bonito.
Minha prima adorou o outro livro do autor.
A capa é linda ♥
tenha um ótimo final de semana
Nana - Obsession Valley
Oi meninas!
ResponderExcluirO que mais me deixou curiosa para ler esse livro foi na parte da resenha que você falou sobre o bairro da Liberdade. Sou apaixonada por lá e passei um bom tempo da minha infância até a adolescência percorrendo as ruas e visitando lojas, bisbilhotando bujigangas, e comendo nos maravilhosos restaurantes de lá. A história parece ser realmente bonita, vou certamente colocar na minha lista de livros para serem lidos!
Beijos,
Mary