Resenha: Quando finalmente voltará a ser como nunca foi - Joachim Meyerhoff

by - sábado, junho 04, 2016


Sinopse: Isso é normal? Crescer entre centenas de pessoas com deficiência física e mental, como o filho mais novo do diretor de um hospital psiquiátrico para crianças e jovens? Nosso pequeno herói não conhece outra realidade - e até gosta muito da que conhece. O pai dirige uma instituição com mais de 1.200 pacientes, ausenta-se dentro da própria casa quando se senta em sua poltrona para ler. A mãe organiza o dia a dia, mas se queixa de seu papel. Os irmãos se dedicam com afinco a seus hobbies, mas para ele só reservam maldades. E ele próprio tem dificuldade com as letras e sempre é tomado por uma grande ira. Sente-se feliz quando cavalga pelo terreno da instituição sobre os ombros de um interno gigantesco, tocador de sinos. Joachim Meyerhoff narra com afeto e graça a vida de uma família extraordinária em um lugar igualmente extraordinário. E a de um pai que, na teoria, é brilhante, mas falha na prática. Afinal, quem mais conseguiria, depois de se propor a intensificar a prática de exercícios físicos ao completar 40 anos, distender um ligamento e nunca mais tornar a calçar o caro par de tênis? Ou então, em meio à calmaria, ver-se em perigo no mar e ainda por cima derrubar o filho na água? O núcleo incandescente do romance é composto pela morte, pela perda do que já não pode ser recuperado, pela saudade que fica - e pela lembrança que, por sorte, produz histórias inconcebivelmente plenas, vivas e engraçadas.

Quando finalmente voltará a ser como nunca foi, de Joachim Meyerhoff, foi publicado no Brasil pela editora Valentina. A primeira coisa que me chamou a atenção foi essa capa maravilhosa! De verdade, entrou para as capas de livros mais lindas que já vi. Outro fato foi o título, muito original e chamativo.

O livro conta a história de Joachim (sim, o personagem tem o mesmo nome do autor do livro), um menino que vive com a sua família ao lado de um hospital psiquiátrico. Seu pai é diretor do hospital, e durante toda a narrativa conhecemos como é viver no meio da "loucura".

Acontece que nem Joachim e nem sua família são "normais". Cada um com sua loucura, com seu surto de vez em quando. Achei isso muito legal, pois torna os personagens mais reais. Imagino que ver tanta gente do hospital psiquiátrico e conviver diariamente com eles faz com que a linha do padrão da sociedade borre um pouco. 

Os capítulos de Quando finalmente voltará a ser como nunca foi não seguem uma ordem cronológica. Às vezes, o personagem conta a história de um paciente do hospital, às vezes relata fatos de sua infância. Meu paciente preferido foi O tocador de sinos.

A narrativa do autor simplesmente flui. Você fica imersa nesse mundo, na casa do personagem e nos pacientes do hospital. É um livro bem diferente do que eu estou acostumada a ler, mas gostei muito dessa experiência. É como um relato especial de quem ouviu muitas histórias e sentiu a necessidade de repassá-las. Joachim Meyerhoff costurou o livro muito bem, não senti falta de respostas. À medida que o final do livro se aproxima, muuitas coisas acontecem. O leitor descobre segredos, se depara com tragédias, amores, etc. Deu aquela empurrada na leitura, sabem?

Quando finalmente voltará a ser como nunca foi, de Joachim Meyerhoff, é um livro diferente, daqueles que você precisa ler de vez em quando para explorar novas narrativas e conhecer outros mundos. É o primeiro livro que li do autor e com certeza lerei os próximos!

Nos encontre nas redes sociais:
         Facebook Twitter - Instagram 

You May Also Like

2 comentários

  1. Só de ver a capa dele já da vontade de ler.
    Tomara que os outros livros dele também sejam tão bons quanto esse!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Essa capa linda, a história se passando em torno de uma clínica psiquiatrica, tudo instiga a ler


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir