Resenha: A última carta de amor - Jojo Moyes

by - terça-feira, agosto 16, 2016


Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.

Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.

Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico. 

Tirando o "Como eu era antes de você", "A última carta de amor" se tornou o meu romance favorito da autora Jojo Moyes, e nessa resenha eu conto o motivo. Eu simplesmente amo livros em que a personagem acorda e não se lembra de nada. Há muito amadurecimento, lições de vida e revelações em obras assim. Normalmente o leitor se surpreende com a vida passada da personagem e não consegue mais parar de ler. No caso de "A última carta de amor" foi assim. A narrativa é delicada, profunda, chegando até a ser um tanto quanto poética. 

A autora inicia cada capítulo com uma carta, email ou bilhete. No final do livro, Jojo explica que tais bilhetes são reais e são as últimas palavras trocadas entre casais. Achei muito triste e legal ao mesmo tempo, pois as palavras são muito verdadeiras e tocantes. 

Todos os personagens conseguem nos cativar. Jennifer Stirling nos conquista pela sua elegância, amadurecimento e seus sentimentos. Ellie Haworth, por mais que possua atitudes e escolhas erradas, nos cativa por sua persistência em mudar as coisas e ajudar o casal das cartas que encontrou. 

É um livro longo, muitos anos vão se passando no decorrer da história, mas o ritmo de leitura é muito rápido. Finalizei o romance rapidinho! 

No final do romance, tudo se encaixa perfeitamente. Todas as pontas soltas da história são resolvidas, deixando o leitor boquiaberto e muito animado com a revelação que nos é contada no final. A última carta de amor é um livro que você fecha, mas quando termina tem a sensação de que fez um amigo para a vida. Gostaria muito que virasse filme, tenho certeza de que seria maravilhoso!

Confira as resenhas dos outros livros de Jojo Moyes:


Nos encontre nas redes sociais:

You May Also Like

3 comentários

  1. E eu aqui, já querendo ler, desesperadamente! Não sou ligada em romances, mas gostei muito da esrcrita da Jojo!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mônica! Tenho esse livro desde que foi lançado aqui, mas até hoje não li. Essa capa nova está tão linda! Pela sua resenha, é um romance com a delicadeza característica da Jojo. Preciso me organizar pra ler, finalmente.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Não sou de ler resenhas da Jojo, mas desse tive a curiosidade de ler. Amei a resenha e fiquei intrigada para ler o livro.

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir