Resenha: Baseado em fatos reais - Delphine de Vigan

by - segunda-feira, setembro 19, 2016


Sinopse: Após o grande sucesso de seu último livro, em que revelava perturbadores segredos familiares, Delphine se vê diante da temível pergunta: o que vem depois de um texto tão pessoal, que comove tantos leitores? A inércia. O sucesso a fragiliza a tal ponto que a deixa completamente vulnerável. Ela não consegue mais escrever nem uma linha, nem sequer se sentar diante do computador ou segurar uma caneta. Está esgotada, e vive assombrada pela pressão da próxima obra. Tomada pelo bloqueio criativo, o sentimento de impotência e isolamento permeiam constantemente sua vida: os filhos gêmeos, Louise e Paul, estão prestes a sair de casa para seguir o próprio caminho e ingressar na universidade. Além disso, seu namorado, François, é um famoso jornalista e apresentador de um programa de crítica literária e está sempre viajando para o exterior. A instabilidade emocional de Delphine ainda é agravada pelas cartas de teor bastante violento que recebe de um remetente anônimo, ameaçando-a por ter exposto publicamente sua família. Nesse cenário de fragilidade, Delphine conhece L., uma mulher sofisticada, confiante, feminina, carismática e atraente. Tudo o que ela sempre desejou ser. L. parece ter um passado misterioso, trabalha como ghost-writer, e entra de modo insidioso na vida da escritora, que vê na amizade uma forma de superar seu bloqueio criativo. L. é a amiga perfeita, sempre disponível, e logo passa a interferir nos aspectos mais íntimos da vida de Delphine. O domínio de uma sobre a outra é inesperado. A conexão entre elas parece... inacreditável.

Estava super animada para ler esse romance, afinal é a grande aposta de que será o próximo "Garota exemplar".

A personagem principal, Delphine, é uma escritora que não consegue mais escrever. Ela fez muito sucesso com seu último romance, filas de fãs, eventos, palestras... Tudo se tornou um peso. Além disso, começa a receber cartas anônimas de uma pessoa enfurecida pelo conteúdo de seu último livro. Tudo muda na vida de Delphine quando conhece L. em uma festa. 

Pouco a pouco L. vai tomando conta da vida de Delphine e começa a manipula-lá de todas as maneiras possíveis. A personagem, a princípio, não percebe isso, mas o leitor já consegue enxergar nos primeiros acontecimentos. L. é o tipo de personagem que o leitor já odeia. Suas atitudes e falas são extremamente irritantes, mas ao mesmo tempo queremos que L. continue a aparecer mais na história, para conseguirmos desvendá-la. 

A escrita é bem misteriosa, conferindo um tom sombrio ao livro. Não consegui parar de ler até terminar, pois queria descobrir o que realmente estava acontecendo. Infelizmente me decepcionei, pois várias perguntas ficaram sem resposta. Não falarei quais são para não soltar spoiler. Acho que isso foi proposital da autora, para confundir mesmo o leitor. Fica difícil separar a realidade da ficção. Outro elemento que confunde o leitor é que a personagem tem o mesmo nome da autora. Fiquei me perguntando se parte da história realmente aconteceu com Delphine.

Alguém aí já leu e gostaria de trocar ideias comigo? Deixem nos comentários, vamos debater!

Nos encontre nas redes sociais:

You May Also Like

2 comentários

  1. Não li, mas já anotei para a próxima compra! Com toda certeza será instigante!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu acabei de ler esta semana e ainda estou pensando se gostei ou não. Com certeza o livro é um grande jogo de palavras, desde seu titulo, sua capa. A intenção da autora é brincar com realidade X ficção e também com o gênero de suspense, pois ficamos o tempo todo esperando uma bomba que nunca chega. Somente pequenos sustos.

    ResponderExcluir