Resenha: Três vezes nós - Laura Barnett

by - terça-feira, outubro 18, 2016


Sinopse: Uma jovem mulher com uma bicicleta quebrada após desviar de um cão. Um homem que ela poderia facilmente ter deixado passar, sem parar, levando consigo uma vida inteira, uma vida que poderia nunca ter sido dela. Eva Edelstein está no segundo ano do curso de Inglês na Universidade de Cambridge. Ela namora David Katz, estudante e aspirante a ator. A vida de Eva parece bem encaminhada, quando, no campus da universidade, ela conhece acidentalmente Jim Taylor, estudante frustrado de direito. Há três versões, três realidades diferentes para o futuro de Eva e Jim, dos anos 1950 até os dias atuais. Se o nosso futuro é uma encruzilhada, gostaríamos de saber qual caminho seguir? E depois, ficaríamos felizes com a nossa escolha? Três vidas. Três histórias. Três destinos... permeados com traições e ambições, mas também com amor e arte. Três vezes nós explora a ideia de que há momentos em nossas vidas que poderiam ter sido diferentes e como pequenos fatos ou decisões que tomamos podem determinar o rumo da nossa vida para sempre.

Quantas vezes nos perguntamos "e se.." ao longo da nossa vida? Quantas vezes gostaríamos de saber o que poderia ter sido? Será que em um universo paralelo pode existir uma história diferente? Uma versão nova com as mesmas pessoas? 

É exatamente em volta dessas perguntas que Laura Barnett escreve seu romance. Com Eva e Jim, os personagens principais, a autora cria três versões e brinca em cada uma delas. Devo admitir que no começo fica um pouco confuso, pois são várias histórias e isso muda a cada capítulo. Mas conforme a leitura vai avançando, vamos nos acostumando e conseguimos ler tranquilamente.

Achei muito interessante e diferente essa forma que a autora escolheu construir o romance, pois nunca tinha lido algo parecido. Essa maneira foi incrível, porque passamos a vida vivendo apenas uma versão, mas como seria se pudêssemos ficar sabendo do que poderia ter sido? No mínimo seria interessante.

Os personagens são muito reais, não são perfeitos, cometem erros, mas me identifiquei bastante com eles. É difícil falar sobre cada um separadamente, pois a personalidade de cada um muda em cada versão. Mas no geral gostei bastante de Eva e Jim. 

Para mim, a leitura foi um pouco lenta, talvez pelo fato de ir me acostumando com as histórias e com os fatos que iam acontecendo na vida dos personagens, mas gostei bastante de ler uma obra com um ritmo mais calmo.

Com certeza é um livro que nos faz pensar todas as etapas e problemas da vida como: relacionamento, filhos, casamento, divórcio, traição... E como podemos contornar essas situações e ainda assim ser feliz. 

E sobre o final? Qual versão é a verdadeira? Leiam o livro para descobrir!

                                                           Nos encontre nas redes sociais:

You May Also Like

2 comentários

  1. É um tipo de obra diferente, nunca li nada nesse tipo, em várias versões, deve ser interessante ver como o ritmo vai mudando

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  2. Oiii Monica

    No momento ando fugindo de leituras com ritmo mais parado, ando numa crise leitora e pra eu desanimar com um livro, é rapidinho... Nao descarto ler esse livro no futuro,a premissa é interessante, porém, nesse momento, acho que não leria não.

    Beijokas

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir