Resenha: Aconteceu naquele verão - Stephanie Perkins

by - segunda-feira, fevereiro 06, 2017

Sinopse: Doze histórias apaixonantes de doze grandes escritores, entre eles Cassandra Clare, Veronica Roth e Stephanie Perkins. Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor. Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz. A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.

Eu amo o verão. Sério, para mim não tem melhor época - as pessoas ficam mais felizes, dá vontade de ficar até tarde na rua, conversando e conhecendo gente nova, sem falar nas viagens, bronzeados, e todo o resto que o verão traz.
A proposta do livro de contos da Stephanie Perkins é justamente relembrar as melhores memórias de verão, em 12 histórias, escritas por 12 autores. A maioria, para mim, era desconhecida, e foi ótimo poder conhecer escritores novos.

Meu conto preferido, de longe, foi o da Leigh Bardugo, e se chama Cabeça, escamas, língua, cauda. Conta a história de uma menina que vê a cauda de uma sereia e fica, em vários verões, tentando ver novamente. É linda, tem romance, me lembra do verão e a personagem é super fofa. Já quero ler mais livros da autora.

Outro conto muito legal foi o da Veronica Roth, Inércia. É uma distopia, onde pessoas à beira da morte podem chamar amigos/amores para reviver com eles suas memórias. É muito lindo, a conexão/amizade/amor dos dois personagens é tão perfeita, você fica o tempo todo se lembrando do verão, dos amores de verão, e tudo de bom que essa época pode trazer.

O da Cassandra Clare foi o que mais me decepcionou, amo a autora, mas ela fez um conto muito previsível. É sobre um circo/parque de terror, mas que no final não surpreende tanto assim.

De resto, os outros contos são fofos e super legais, mas em vários não me senti no verão. É como se só tivessem colocado uma frase sobre essa época, e pronto, o que acabou deixando minha leitura um pouco triste, pois acho que os autores poderiam ter explorado muito mais o tema.

O fato de a Stephanie Perkins ter colocado tantos contos também deixou a leitura cansativa. No final, não conseguia mais ler, foi difícil terminar. Acho que se fossem oito contos, em vez de doze, estaria de bom tamanho.

Eu amei que muitos autores exploraram relacionamentos gays. Acho muito importante nos dias de hoje falarmos sobre isso, é aceitação, empoderamento; e para acabarmos de vez com pensamentos ruins, com preconceito, as pessoas precisam cada vez mais ler sobre isso.

No geral, é um livro legal para ler na praia, piscina, ou até mesmo em casa - que foi o meu caso. Alguém aí já leu? 


Nos encontre nas redes sociais:

         Facebook Twitter - Instagram 

You May Also Like

0 comentários